UM DIA DEPOIS de ser goleada pelo Japão por 4 x 1, em amistoso de preparação para a Eurocopa, que sediará de 15 de junho a 15 de julho de 2024, a Alemanha demitiu neste domingo (10) o técnico Hans-Dieter Flick, ex-meia de 58 anos, após 25 jogos: 12 vitórias, 7 empates, 6 derrotas. Ele e os jogadores saíram vaiados por 30 mil torcedores, que lotaram a Volkswagen Arena, em Wolfsburg, cidade independente do estado da Baixa Saxônia.
O TÉCNICO INTERINO, no amistoso de 3ª feira (12) com a França, no Signal Iduna Park, em Dortmund, será Rudi Voller, ex-atacante de 63 anos, vice-campeão do mundo de 86 e campeão de 90; campeão da Copa Itália de 90-91 pela Roma e campeão da Liga dos Campeões de 92-93 pelo Olympique Marselha. Rudi Voller é diretor técnico da Federação Alemã de Futebol, e classificou a goleada sofrida para o Japão por 4 x 1, como “simplesmente vergonhosa”.
Rudi Voller
BERND NEUENDORF, de 62 anos, jornalista, político e 14º presidente da Federação Alemã, desde março de 2022, resumiu: “O futebol alemão precisa de novo impulso, após os recentes resulttados decepcionantes, e olhar para a Eurocopa de 2024 com espírito de otimismo e confiança”. Eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo de 2022, a Alemanha ficou terminou em posição inferior à do Japão e da Espanha. Com o técnico demitido, ganhou um jogo e perdeu seis jogos.
A VIRADA DA LARANJA MECÂNICA
NO JOGO MAIS ATRAENTE deste domingo (10), pelas eliminatórias para a Eurocopa 2024, a visitante Holanda, chamada de Laranja Mecânica nos vice-campeonatos mundiais de 74 e 78, venceu de virada a Irlanda por 2 x 1, diante de 51.700 torcedores, capacidade máxima do Estádio Aviva, da capital Dublin. Adam Idah, atacante de 22 anos do inglês Norwich, abriu o placar logo aos três minutos, convertendo o pênalti do zagueiro Virgil van Djik, do Liverpool, com o braço.
A REAÇÃO HOLANDESA começou ainda no 1º tempo, com o pênalti do goleiro Kelleher, de 24 anos, do Liverpool, em Cody Gakpo, atacante de 19 anos, seu companheiro na equipe inglesa, convertido aos 19 minutos. Na volta do intervalo, o gol da virada foi de Weghorst, atacante de 31 anos, 1,97m, do alemão Hoffenheim, emprestado pelo inglês Burnley, aos 11 minutos.
MUITO APLAUDIDO, o presidente da República da Irlanda, Michael Daniel Higgins, de 82 anos, político, escritor e poeta, entrou em campo com as seleções já perfiladas, e cumprimentou jogadores e mascotes, antes dos hinos nacionais. Com respeito absoluto, foi observado um minuto de silêncio (total), em memória dos mais de 2.100 mortos no terremoto do Marrocos. O jogo registrou poucas faltas: cinco da Irlanda, seis da Holanda.
Foto: dynamo.kyev , dublin live e divulgação