A ALEMANHA faz o segundo jogo do mata-mata das oitavas de final da Eurocopa com a Dinamarca, neste sábado (29), diante de 81.365 torcedores, capacidade máxima do Signal Iduna Park, maior estádio do país, de propriedade do Borussia Dortmund.
ALÉM DE TENTAR o quarto título, para se tornar recordista, a Alemanha quer o primeiro em casa, depois de campeã em 1972 na Bélgica; em 1980 na antiga Iugoslávia, e em 1996 na Inglaterra. A primeira Eurocopa na Alemanha foi em 1988, Holanda campeã.
A ALEMANHA ganhou o 1º lugar do Grupo A, com 2 vitórias, 1 empate, saldo de 6 gols (8 a 2), com ataque mais positivo, e a maior goleada, 5 x 1 na Bélgica, no jogo isolado de abertura. Terceira defesa menos vazada, depois de Portugal (1) e Espanha, única sem gol sofrido.
A DINAMARCA foi uma das três que se classificaram sem vitória, em 3º no Grupo C, empatando os três jogos, com 2 gols marcados e 2 gols sofridos. Os dinamarqueses vão disputar as oitavas como um dos quatro melhores terceiros colocados.
A ALEMANHA bateu o recorde de técnico mais jovem na Eurocopa, dirigida pelo ex-zagueiro Julian Nagelsmann, de 36 anos, de carreira bem curta (2006 a 2008), por seguidas lesões no joelho. “Minha única tristeza até hoje no futebol” – resume.
ESTUDIOSO também da história geral, Julian Nagelsmann é natural de Landsberg am Lech, no estado da Baviera, no Sul do país. Na prisão de sua pequena cidade, o líder nazista e ditador Adolf Hitler, principal instigador da II Guerra (1939-1945), esteve preso e escreveu o livro Mein Kampf (Minha Luta).
A DINAMARCA é treinada há cinco temporadas consecutivas, desde junho de 2019, quando Kasper Hjulmand assumiu para renovar a seleção. Ex-zagueiro de 52 anos, ele teve que encerrar a carreira aos 26, por uma lesão grave no joelho.
A ALEMANHA tem bandeira preta, vermelha e amarela, simbolizando a união nacional, mas o uniforme preto e branco, usado desde o primeiro jogo, em 1908, tem as cores da Monarquia Prussiana, que dominou o país de 1701 a 1918.
A DINAMARCA tem bandeira com a cruz nórdica branca, que representa o Cristianismo, e fundo vermelho, que simboliza as batalhas. A Dinamarca é o 31º maior país da Europa.
ALEMANHA x DINAMARCA será apitado pelo inglês Michael Oliver, de 39 anos, do quadro de elite do futebol europeu, desde 2012 na FIFA. Entre outros jogos de importância, ele dirigiu a final da Supercopa de 2022 Real Madrid 2 x 0 Eintracht Frankfurt.
Foto: Divulgação