O Dia Internacional da Mulher, instituído desde o sábado, 8 de março de 1975, pelas Nações Unidas, e atualmente comemorado em mais de cem países, tem por objetivo realçar as conquistas sociais, políticas e econômicas de todas as mulheres do mundo. A mulher é também destaque no esporte, com atuações notáveis e consagração em títulos das mais diversas modalidades, e com o resumo desta matéria, estamos antecipando parabéns a todas, com o nosso mais elevado reconhecimento.

AÍDA DOS SANTOS – Carioca, campeã estadual, brasileira, sul-americana e primeira em uma final olímpica de salto em altura, nos Jogos de 1964, em Tóquio, em que foi a única mulher, sem estrutura, sem técnico, sem material para competir e sem roupa para o desfile da cerimônia de abertura. Aída formou-se em geografia, pedagogia e educação física. Exemplo de superação.

MARIA ESTER BUENO – Paulistana – 1939 – 2018 -, a rainha brasileira do tênis, primeira a figurar no Hall da Fama da modalidade. Poder-se-ia escrever muito sobre as atuações notáveis dela, mas os 589 títulos internacionais resumem bem quem foi e o que representa para a história do esporte brasileiro.

HORTÊNCIA – A notável ala-armador paulista foi a maior jogadora brasileira de basquete e uma das maiores do mundo, tornando-se a principal pontuadora, com 3.160 em 127 jogos. Destacou-se em cinco Mundiais, ganhando a medalha de ouro em 94, e foi a primeira brasileira no Hall da Fama, em 2005, ao lado de Magic Johnson e Michael Jordan.

MARTA – Alagoana de Dois Riachos, jogadora símbolo do futebol brasileiro, seis vezes melhor do mundo, cinco consecutivas, eleita pela FIFA, ela é a maior artilheira das Copas.

AMANDA NUNES – Baiana de Pojuca, município da região metropolitana de Salvador, primeira a ganhar dois cinturões do UFC, manteve na madrugada de hoje, 7 de março de 2021, o cinturão dos pesos-pena, ao vencer por finalização, a australiana Megan Anderson, aos 2 minutos e 3 segundos do primeiro round, após bons golpes e uma chave de braço. A vitória foi em Las Vegas, no Sul do estado de Nevada, onde a vida é intensa, dia e noite, o ano inteiro, com os cassinos como maior atração dos turistas.

Parabéns por mais um Dia Internacional da Mulher. Uma data que merece o máximo do nosso respeito e admiração.

Foto: Getty Images