O FUTEBOL AMAZONENSE está incluído na expansão da arbitragem brasileira no quadro da FIFA de 2022, com a inclusão, pela primeira vez, de uma árbitra assistente Anne Kesy Gomes de Sá, desde 2011 no quadro nacional da CBF, após passar por avaliações nos testes fisicos e teóricos, em agosto, no Rio de Janeiro. Ela teve excelente desempenho no Campeonato Amazonense masculino e feminino, na Copa Verde e nas Séries C e D do Campeonato Brasileiro.

GRADUADA em Educação Fisica pelo Centro Universitário do Norte, Anne Kesy Gomes de Sá, de 29 anos, é ariana de 2 de maio de 1992, e o primeiro jogo do campeonato masculino em que atuou como assistente foi Clíper 10 x 2 Iranduba, 2º maior placar do Amazonense, depois de Fast 10 x 0 Borbense, no campeonato de 2016. Anne Kesy integrou o primeiro trio feminino, em jogo de homens, com a assistente Eliane Nogueira dos Santos e a árbitra Elivane Costa.

A CBF COMEMORA o número crescente de integrantes no quadro da FIFA, com 34 árbitros e assistentes, além de 12 assistentes do VAR, com a entrada da carioca Rejane Caetano da Silva, a partir de 2022. O Rio teve o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro de 2021, Bruno Arleu Araújo. A CBF também comemora a segunda colocação da seleção brasileira no ranking da FIFA, à frente da França, campeã do mundo, e logo após a Bélgica, 1ª pelo 4º ano consecutivo.

Foto: João Normando/FAF