EM CLIMA DE TENSÃO ELEVADA, COM INVASÃO de torcedores armados ameaçando jogadores com gritos e ofensas, no Centro de Treinamento da Zona Oeste, o Botafogo tenta vencer o São Paulo para sair do rebaixamento, na tarde de hoje (16), no estádio Nilton Santos. O técnico português Luis Castro também foi cercado e ameaçado, e o clube registrou boletim de ocorrência na Delegacia Policial de Jacarepaguá.

FUNCIONÁRIOS E JOGADORES FICARAM EM PÂNICO durante o cerco ao Centro de Treinamento, a partir do acesso à entrada, quando os carros eram parados e os ocupantes obrigados a baixar o vidro. Depois das quatro derrotas consecutivas, que levaram o time ao 17º lugar, a situação obrigou o clube ao registro policial, e a segurança será ainda mais reforçada, para evitar uma catástrofe se voltar a perder.

O BOTAFOGO SÓ SAIRÁ DO REBAIXAMENTO se vencer o São Paulo. 17º com 12 pontos, o Botafogo ultrapassaria em 1 ponto o Goiás, 15º com 14, que perdeu em casa para o Internacional por 2 x 1, na noite de ontem (15). À frente do Botafogo também estão o Atlético Goianiense, 16º com 13 pontos, que joga em São Paulo, com o líder Palmeiras, e o Avaí, 14º com 14 pontos, também joga hoje (16), em casa, com o Fortaleza. 

A ÚLTIMA VITÓRIA DO BOTAFOGO foi sobre o Fortaleza, por 3 x 1 de virada, na 6ª rodada, dia 15 de maio. Desde então, 1 x 1 com o América Mineiro, e as quatro derrotas consecutivas, para o Coritiba (1 x 0); Goiás (2 x 1, de virada); Palmeiras (4 x 0) e Avaí (2 x 1). Depois do São Paulo, os adversários do Botafogo serão o Internacional, em Porto Alegre, e o Fluminense, no estádio Nilton Santos.

O SÃO PAULO AINDA NÃO VENCEU COMO VISITANTE. Depois de perder para o Flamengo por 3 x 1, na 2ª rodada, em 17 de abril, o time do técnico Rogerio Ceni acumula cinco empates, todos em 1 x 1, com Bragantino, Fortaleza, Corinthians, Avaí e Coritiba. Mas o São Paulo tem o 2º ataque mais positivo, com 17 gols, só menos dois que o do Palmeiras, e o artilheiro do Brasileiro de 2022, o argentino Calleri, com 9 gols.

O BOTAFOGO DISPUTARÁ HOJE (16), o sexto jogo no estádio Nilton Santos, onde perdeu na estreia para o Corinthians por 3 x 1, e os dois jogos mais recentes, para o Goiás por 2 x 1, de virada, e para o Avaí por 1 x 0, depois do único empate, 1 x 1 com o Juventude, e da única vitória, 3 a 1 de virada sobre o Fortaleza. O São Paulo está de olho na vice-liderança, que quer decidir com o Corinthians, na próxima 2ª (20), no Morumbi. 

Foto: Minha Torcida