Ao sofrer a décima quinta derrota em dezesseis jogos como visitante, o Paraná Clube – último colocado e de volta à Série B em 2019 – provou do próprio veneno, ao perder (2 x 0) para o Bahia, no último jogo da noite deste sábado (13), no estádio Roberto Santos, em Salvador. Os dois gols foram do atacante Vinícius, 27 anos, 1,77m, que revelou em 2009 e foi campeão paranaense no Coritiba, em 2012; no Atlético, em 2016, e campeão baiano em 2018 no Bahia.

Vinícius Goes Barbosa de Souza, nascido em Curitiba, em 15 de abril de 91, jogou em diversos times, mas só agora se firmou no Bahia, que o contratou em definitivo em 2017. Vinícius fez o primeiro gol aos 39, cobrando com muita categoria a falta de Jhony em Elber, na entrada da área, e marcou o segundo aos 42, com chute forte cruzado. Vinícius entrou aos 23 do segundo tempo, substituindo o lateral-direito Bruno. O Bahia não vencia há seis rodadas.

 

PROMOÇÃO ATRAENTE – O Bahia decidiu reduzir para 10 reais o ingresso na arquibancada e a promoção se tornou atraente. O estádio Roberto Santos, com 32 mil lugares, no bairro de Pituaçu, em Salvador, registrou R$256.259,00, com 24.328 pagantes em Bahia 2 x 0 Paraná. O clube comemorou o sucesso da promoção que atraiu os torcedores do time de maior torcida do futebol baiano.

OITAVA VITÓRIA – Das oito vitórias do Bahia, foi a sexta em Salvador, sofrendo apenas um gol nos 4 x 1 no Vitória, com 22 gols a favor e 12 contra. A única vitória do Bahia fora de casa (2 x 0) foi sobre o Ceará. Com 34 pontos e saldo negativo de quatro gols (30 x 34), o Bahia pode terminar a rodada em décimo segundo, se o América Mineiro (32) perder do Atlético Mineiro, neste domingo (15), e o Botafogo (34) perder segunda (16) do Ceará, porque empatará em vitórias (8) e ficará em vantagem no saldo de gols.

A vitória do Bahia esta noite aumentou o desconforto do Vasco (31), que se vê obrigado a vencer o Cruzeiro neste domingo (14), em São Januário, sob pena até de voltar ao grupo dos quatro últimos colocados, se a Chapecoense (31) ganhar amanhã (14) do Vitória, no primeiro jogo do domingo, marcado para as 11 horas, na Arena Condá, em Chapecó.

OS TRÊS PIORES – Com a décima oitava derrota em 29 rodadas, o Paraná Clube acaba de igualar o recorde negativo da história dos pontos corridos, desde 2003, do Campeonato Brasileiro, tornando-se o terceiro pior time. A exemplo das péssimas campanhas do São Caetano (São Paulo), em 2006, e do América de Natal (Rio Grande do Norte), em 2007, o Paraná Clube completou 15 jogos sem vitória.

CONFRONTO DIRETO – O próximo jogo do Bahia, sábado (20), no estádio Nilton Santos, com o Botafogo, é confronto direto na briga para evitar o rebaixamento. Depois, os outros quatro jogos do Bahia, como visitante, serão com Corinthians, Vitória e os mineiros Atlético e América. Como mandante, o time terá outros adversários em confronto direto: Chapecoense e Ceará, além de Fluminense e Cruzeiro, na última rodada, domingo, 2 de dezembro.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia