Wilton Pereira Sampaio, melhor árbitro do Brasileirão 2019 com 17 atuações que mereceram nota máxima, apitará Flamengo x Athletico Paranaense, domingo (16), às 11 horas, no estádio Mané Garrincha, em Brasilia.  Mesmo ainda  faltando quase três anos para Copa do Mundo, que em 2022, pela primeira vez não será no meio  do ano, mas de 21 de novembro a 18 de dezembro, ele é o mais cotado para ser o árbitro do Brasil.

PRESTÍGIO – Os que convivem com os dirigentes da Confederação Sul-Americana de Futebol sabem que o prestígio de Wilton Pereira Sampaio, árbitro com 184 atuações no Campeonato Brasileiro desde 2012, quando entrou na CBF, e com desempenhos igualmente seguros nas Copas Sul-Americana e Libertadores, é muito elevado, e o credenciam a ser o primeiro nascido no estado de Goiás a representar a arbitragem brasileira na primeira Copa no Oriente Médio.

MARCANTE – Uma das atuações mais marcantes de Wilton Pereira Sampaio foi no segundo jogo das semifinais argentinas da Libertadores 2019. O River havia feito 2 x 0 no jogo de ida, bem apitado pelo paulista Raphael Claus, em Nuñez, e a tensão dobrou porque o Boca, na Bombonera, teria que pelo menos devolver o placar para decidir nos pênaltis, mas só conseguiu 1 x 0 e o River foi à final. Arbitragem irretocável, sem uma única reclamação.

COPA DO BRASIL – Nas quartas de final da Copa do Brasil de 2019, no Maracanã, o Athletico Paranaense eliminou o Flamengo – 3 x 1, nos pênaltis -, depois de 1 x 1, resultado igual ao do jogo de ida na Arena da Baixada, em Curitiba. A arbitragem de Wilton Pereira Sampaio foi outra vez segura, em jogo tenso, corrido, muito disputado do início ao fim, mas sem que nenhuma de suas marcações tenha sido contestada.

REPLAY DA DUPLA – Tal e qual nas semifinais da Libertadores, Claus apitou o primeiro da decisão da Copa do Brasil 2019 – Athletico 1 x 0 Internacional, em Curitiba – e Wilton Sampaio, o segundo, em Porto Alegre, onde o Athletico ganhou o primeiro título, com 2 x 1 na Arena Beira Rio. Domingo (16), Athletico – campeão da Copa do Brasil  xFlamengo – campeão brasileiro -, a final histórica da primeira Supercopa do Brasil. Árbitro – Wilton Sampaio.

PEDRA VERDE – Wilton Sampaio, de 38 anos, é de Santa Terezinha de Goiás, a 289 km da capital Goiânia. Durante 10 anos, a pequena cidade, onde nasceu em 28 de dezembro de 1981, foi a maior produtora de esmeraldas do mundo, com o preço do quilate tornando-a uma das pedras mais valiosas. Originária do hindu antigo, esmeralda significa pedra verde. A cidade retomou a rotina desde 1990, voltando a viver da agropecuária, com destaque para a cultura de gado leiteiro e de corte. 

Foto: Lance