A Comissão de Arbitragem da CBF fez na tarde desta quinta (12) a escala dos árbitros da última rodada do turno do Brasileirão 2019 e escolheu Braulio da Silva Machado, da Federação Catarinense e da FIFA, para Flamengo x Santos, jogo que vale a liderança e o título simbólico de campeão do turno, sábado (14), às 17 horas, no Maracanã.

PRIMEIRO DO VAR – Professor de Educação Fisica, Braulio tem 40 anos, é taurino de 18 de maio de 1979, nascido em Laguna, a 118 km da capital Florianópolis. Do quadro da CBF desde 2009, passou a aspirante à FIFA em 2015, quando ainda existia a categoria, e em 2019 entrou na FIFA, substituindo Sandro Meira Ricci, árbitro nas duas últimas Copas.

O árbitro de Flamengo x Santos foi o primeiro a apitar com o uso do árbitro de video, na final do campeonato catarinense de 2019 Chapecoense x Figueirense, e também o primeiro a atuar como supervisor do árbitro de vídeo em Santos x Cruzeiro pela Copa do Brasil. Na opinião dele, a tecnologia não tira a força do árbitro: “Pelo contrário, é uma grande ajuda” – resume.

500 JOGOS, 9 DECISÕES – Braulio da Silva Machado já dirigiu mais de 500 jogos e apitou nove decisões, as seis primeiras do campeonato estadual de Santa Catarina, onde desfruta do merecido conceito de melhor árbitro. As finais fora do estado foram em três divisões nacionais diferentes: 2015 – Série D – Botafogo de SP 3 x 1 River do Piauí. 2016 – Série B – Atlético Goianiense 2 x 1 Bahia, e em 2017 – Série A – Corinthians 3 x 1 Fluminense.  Flamengo x Santos será seu jogo 63 na Série A do Campeonato Brasileiro.

PALMEIRAS x CRUZEIRO – Rodolfo Toski Marques, da Federação Paranaense e da FIFA, apitará o jogo de sábado (14), às 19 horas, no Allianz Parque.

CHAPECOENSE x VASCO – Flávio Rodrigues de Souza, da Federação Paulista e do quadro da CBF, será o árbitro, sábado (14), às 19 horas, na Arena Condá, em Chapecó.

CEARÁ x BOTAFOGO – Luiz Flavio Oliveira, da Federação Paulista e da FIFA, apitará o último jogo de sábado (14), às 19 horas, no estádio Castelão, em Fortaleza.

FLUMINENSE x CORINTHIANS – Jean Pierre Lima, da Federação Gaúcha e do quadro da CBF, será o árbitro, domingo (15), às 16 horas, no Maracanã.

Foto: Diário Catarinense