Wagner Magalhães, 39 anos, árbitro Fifa desde 2017, apitará a final da trigésima Copa do Brasil que Corinthians e Cruzeiro disputarão na próxima quarta (17), na Arena Corinthians, em São Paulo, com o Cruzeiro tendo a vantagem do empate para se tornar o recordista de títulos, com seis, porque venceu (1 x 0, gol de Tiago Neves) o jogo de ida, na noite de ontem (10), no Mineirão. Os assistentes de Wagner serão Rodrigo Corrêa, RJ/Fifa, e Bruno Boschilia, PR/Fifa.
VÍDEO – Além do trio, há mais dois árbitros escalados: Jean Pierre Lima, da Federação Gaúcha, que será o quarto árbitro, e Luiz Claudio Regazone, da Federação do Rio, o quinto. O analista de campo é Ricardo Almeida. Como no primeiro jogo, em que por sinal não teve lance duvidoso para decidir na arbitragem (correta) do gaúcho Anderson Daronco, o árbitro Wilton Sampaio, da Federação Goiana, será o responsável pelo árbitro de vídeo.
FINAIS – Do segundo dia do signo de Câncer, Wagner Magalhães, 39 anos, nasceu em São João de Meriti em 22 de junho de 79. Dirigiu as finais dos dois últimos Campeonatos Cariocas – Fla x Flu em 2017 e Botafogo x Vasco em 2018 – e desde janeiro de 2017 é da Fifa. Sente-se seguro por sua força interior e sua personalidade forte o ajuda a superar sempre os problemas. Intransigente com a disciplina, impõe-se em campo pela segurança constante em suas decisões.
FORMIGUEIRO – O município onde nasceu, na região metropolitana do Rio, a 25 km da capital, é chamado de Formigueiro das Américas, devido à grande densidade demográfica. São João de Meriti tem 34.838 km2, com uma população em torno de 550 mil habitantes, o que representa, segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, 13.027 habitantes por km2. Wagner Magalhães e os que vivem no município não gostam do tratamento de fluminenses. Preferem ser chamados de cariocas da Baixada.
Foto: Gazeta Press