Escolha uma Página

Anthony-Taylor

SÓ DOIS ÁRBITROS EUROPEUS apitarão no Mundial de clubes, entre 1 e 11 de fevereiro, no Marrocos: o inglês Anthony Taylor e o romeno Instavan Kovacs. O anúncio foi feito nesta 2ª feira (16) pelo ex-árbitro italiano Pierluigi Collina, de 62 anos, que preside a Comissão de Arbitragem da Fifa desde janeiro de 2017.

CONSIDERANDO-SE que Real Madrid e Flamengo são favoritos a decidir o título, a Fifa não incluiu árbitro da Espanha e do Brasil. O único sul-americano será o uruguaio Andrés Matonte, e a única árbitra assistente, a norte-americana Kathryn Nesbitt, professora de química, primeira a atuar em Copa do Mundo em 2022.

O INGLÊS ANTHONY TAYLOR, de 44 anos, desde 2010 na Premier League e 2013 na Fifa, tem mais credenciais para apitar a final do sábado, 11 de fevereiro, no estádio príncipe Moulay Abdellah, de 50 mil lugares, em Rabat, capital do país. Ele foi o primeiro a dirigir duas finais consecutivas da Copa da Inglaterra, em 2017 e 2020.

INSTVAN KOVACS

O ROMENO INSTVAN KOVACS, de 38 anos, na Fifa desde 2010, apitou em 2022 a final da Liga Conferência, nome atual da ex-Liga Europa: Roma 1 x 0 Feyenoord (Holanda), e a semifinal da Liga dos Campeões: Manchester City 4 x 3 Real Madrid. Na ordem hierárquica, o árbitro romeno apitaria a decisão do terceiro lugar.

O REAL MADRID depende de dois jogos para saber com quem fará a semifinal. Al Ahly (Egito) e Auckland (Nova Zelândia) jogarão dia 1, e o vencedor disputará a vaga na semifinal com o Seattle Sounders (Estados Unidos), dia 4. A semifinal será dia 8, no estádio Ibn Batouta, de 45 mil lugares, na cidade portuária de Tânger.

O FLAMENGO fará a semifinal dia 7, com o vencedor de Al-Hilal (Arábia Saudita) e Wydad Casablanca (Marrocos), no mesmo estádio onde o Real Madrid fará a semifinal do dia seguinte. Al-Hilal significa Lua Crescente, e o time é o mais popular e mais vezes campeão da Arábia Saudita, com 22 títulos.

OS OBSERVADORES africanos admitem favoritismo do Casablanca, maior campeão do Marrocos, com 22 títulos, dirigido pelo técnico Walid Regragui, 4º lugar na Copa de 2022, embora só com três jogadores da seleção. Dizem ser uma equipe técnica e que usa a mesma aplicação e determinação do início ao fim. Wydad significa Amor.

INCENTIVO EXTRA AO FLAMENGO

Alejandro Domínguez

O PRESIDENTE da Confederação Sul-Americana de Futebol anunciou incentivo extra ao Flamengo, ao oferecer o prêmio adicional de cinco milhões de dólares, mais de R$25 milhões, pelo título mundial de clubes. Alejandro Dominguez resumiu a proposta: “A América do Sul quer e precisa de mais glórias esportivas”.

O VENCEDOR do Mundial de clubes receberá mais 20 mil dólares, em torno de R$100 mil, do prêmio Fair Play Contest, criado pela Fifa em 2021, e ganhou pelo Chelsea na final (2 x 1) com o Palmeiras. Só que o valor é para uso obrigatório na compra de material esportivo para o desenvolvimento das equipes de base.

O MUNDIAL ainda é relativo a 2022, adiado para fevereiro de 2023, devido à Copa do Mundo ter sido disputada, excepcionalmente, no final do ano de 2022, em virtude do calor intenso de junho e julho no Catar. A Fifa já decidiu que a partir do próximo, em 2025, será com 32 times e em mata-mata a partir das oitavas de final.

A REAL FEDERAÇÃO ESPANHOLA de Futebol entrou com processo nesta 2ª feira (16), denunciando a Fifa ao Tribunal Arbitral do Esporte pelo novo formato do Mundial de clubes. Os espanhóis já haviam se posicionado contra a mudança do formato da Copa do Mundo de 2026, de 32 para 48 seleções, e com sede em três países.

Fotos: Real Madrid, Conmebol, Divulgação