Alexis Herrera, de 30 anos, na FIFA desde 2017, é o árbitro mais jovem dos escalados na noite de ontem (16) pela Comissão de Arbitragem da Confederação Sul-Americana para os jogos de ida das oitavas de final da Libertadores. Ele apitará Racing x Flamengo, na próxima terça (24), no estádio El Cilindro, em Avellaneda, cidade argentina a seis km da capital Buenos Aires. Em 2019, Herrera atuou no Sul-Americano e no Mundial sub-20, e na Copa América no Brasil.

ALÉM DO FLAMENGO, o Santos também estreará no mesmo dia, em Quito, com a LDU, do Equador, em jogo que será apitado pelo argentino Fernando Rapallini, de 42 anos, diretor de uma das mais prestigiosas agências de publicidade de Buenos Aires. Único brasileiro a jogar em casa na abertura das oitavas, o Athletico Paranaense receberá o River Plate, vice-campeão de 2019, e o jogo será dirigido pelo colombiano Andrés Rojas, de 36 anos, árbitro FIFA desde 2017. 

OS OUTROS TRÊS times brasileiros jogarão quarta (25) e o único mandante será o Internacional, na Arena Beira Rio, contra o Boca Juniors. O escalado foi Roberto Tobar, chileno de 42 anos, engenheiro de informática, que na noite de hoje (17) apitará Uruguai x Brasil pelas eliminatórias. Delfin x Palmeiras, no estádio Jocay, na cidade de Manta, no Equador, será dirigido pelo uruguaio Leodan Gonzalez, de 36 anos, e Guarani x Grêmio, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, será apitado pelo equatoriano Guillermo Guerrero, biólogo de 34 anos.

BOM DIZER – A Comissão de Arbitragem da Confederação Sul-Americana de Futebol , com sede em Luque, no Paraguai, é presidida pelo brasileiro Wilson Luis Seneme, de 50 anos, ex-árbitro da Federação Paulista e um dos 10 membros da Comissão de Arbitragem da FIFA. Os outros integrantes, também ex-árbitros, são os argentinos Jorge Larrionda e Hector Baldassi; o colombiano Hector Ruiz e o paraguaio Amelio Andino.

SÃO PAULO x FLAMENGO – Dois dias antes da decisão da vaga para as semifinais da Copa do Brasil, a CBF rechaçou a proposta feita ontem (16) pelo Flamengo para a troca do árbitro do jogo de amanhã (18) com o São Paulo, no Morumbi, e manteve Wilton Sampaio, de 38 anos, da Federação Goiana. Trata-se de um dos árbitros sul-americanos mais conceituados na FIFA e cotado para atuar na Copa do Mundo de 2022. O São Paulo disse que “tudo não passa de pressão do Flamengo”.

GRÊMIO x CUIABÁ – O primeiro jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, amanhã (18), Grêmio x Cuiabá, será disputado à tarde, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, com arbitragem de Felipe Fernandes Lima, da Federação Mineira. Ceará x Palmeiras, na Arena Castelão, será apitado por Péricles Bassols, da Federação do Rio de Janeiro e da FIFA, e América Mineiro x Internacional, no estádio Independência, terá arbitragem de Vinícius Araújo, da Federação Paulista.