EM GRAMADO quase impraticável, que atrasou o jogo em meia hora, a Argentina cedeu o empate à Venezuela (1 x 1), mas manteve a liderança das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, com 19 pontos, na noite de hoje (10) no Estádio Monumental de Maturin, na Venezuela.

O ZAGUEIRO Nicolás Otamendi, de 36 anos, marcou o 6º gol em 119 jogos desde 2009 pela Argentina, aproveitando o rebote do goleiro Romo, aos 13 minutos. Campeão do mundo em 2022, Otamendi joga na Europa desde 2010, campeão no Porto, Manchester City e Benfica, time atual.

O ATACANTE Salomon Rondon, de 35 anos, empatou de cabeça aos 20 minutos do 2º tempo, após cruzamento do ponta Soteldo. Foi o primeiro empate da Argentina, depois de 6 vitórias e 2 derrotas, em jogo em que o gramado foi seu segundo contratempo, após o atraso no voo de Miami, devido ao Furacão Milton.

A ARGENTINA não teve o goleiro Emiliano “Dibu” Martinez, que também não estará no jogo de 3ª feira (15) com a Bolívia, em Buenos Aires, suspenso por dois jogos pela Fifa, por gestos obscenos, após o jogo com o Chile, e agressão a cinegrafista, após jogo com a Colômbia. Martinez joga no Aston Villa, da cidade de Birmingham, atual 5º da Premier League.

ALÉM DO GOLEIRO, os zagueiros Cristian Romero e Lisandro Martinez, também suspensos pelo acúmulo de cartões; o lateral Acuña; os meias Dybala e Mac Allister, os atacantes Gonzalez e Garnacho, em tratamento, também ficaram de fora do jogo desta noite com a Venezuela.

COM DESEMPENHO DISCRETO, o meia Tiago Almada, do Botafogo, foi substituído no intervalo por Gonzalo Montiel. A seleção argentina, do técnico Lionel Scaloni: Rulli, Molina, Otamendi, Pezzella e Tagliafico; Enzo (Paredes), De Paul, Lo Celso (Balerdi) e Almada (Montiel); Messi (c) e Julian Alvarez (Lautaro Martinez).

VENEZUELA 1 x 1 ARGENTINA teve a participação de seis jogadores que atuam no Brasil: Soteldo (Grêmio), Rincon (Santos), Ferraresi (São Paulo), Savarino (Botafogo), José Martinez (Corinthians), e o argentino Tiago Almada (Botafogo). Suspenso pelo cartão amarelo, José Martinez voltará antes ao Corinthians.

OS ARGENTINOS fizeram todas as tentativas para transferir o jogo para a noite de amanhã (11), mas o delegado da Fifa não concordou, alegando que atrapalharia a logistica dos jogos da 10ª rodada na próxima 3ª feira (15). Os jogadores argentinos fizeram reclamações brandas.

APESAR DO MAU TEMPO, o Estádio Monumental de Maturin recebeu a lotação completa de 51.796 torcedores pelo terceiro jogo consecutivo, com os torcedores apoiando a seleção para conseguir feito inédito na história do futebol da Venezuela, a primeira participação em Copa do Mundo.

O ESTÁDIO é o maior do país e recebeu o 9º jogo da seleção, 6º pelas eliminatórias, em que a Venezuela é a que mais empatou: 5 vezes, após duas vitórias e duas derrotas. Capital do estado de Monagas, Maturin é a sexta maior cidade da Venezuela, a 500 km da capital Caracas.

Fotos: UOL e JUAN BARRETO / AFP