EM SUA MELHOR apresentação, a Argentina venceu a Polônia por 2 x 0 e se classificou em 1º do Grupo D, na noite desta 4ª feira (30), no estádio 974, em Doha, a capital da primeira Copa no Oriente Médio e da última com 32 seleções. O goleiro Szczesny defendeu pênalti de Messi e fez nove grandes defesas, evitando a goleada.

MESSI SAIU IRRITADO por não aproveitar o pênalti e disse que “nas oitavas começa outra Copa, com tudo muito equilibrado”. Se passar pela Austrália, sábado (3), a Argentina jogará nas quartas de final com Holanda ou Estados Unidos, que farão horas antes o primeiro jogo das oitavas de final.

RARO, MAS O GOLEIRO Emiliano Martinez não fez sequer uma defesa. A Argentina manteve a Polônia no próprio campo, dominada do início ao fim, e só não goleou porque o goleiro Szczesny teve atuação estupenda. Além do pênalti, nove defesas extraordinárias, entre outras em chutes de Enzo Fernandes, Julian Alvarez e Messi.

O MEIA MAC ALLISTER, de 23 anos, do modesto Brighton, 7º entre os 20 da Premier League, fez 1 x 0 aos 2 minutos do 2º tempo, com chute cruzado e a bola batendo na trave direita antes de entrar. O meia Enzo Fernandez, de 21 anos, marcou o 2º gol aos 22, no ângulo direito. Ele é do Benfica, líder e único invicto da Primeira Liga.

ARGENTINA 2 x 0 POLÔNIA registrou 44.089 espectadores no estádio 974, assim chamado pelo número de contêineres usados na construção. O árbitro holandês Danny Makkelie marcou 17 faltas, 11 da Argentina, e aplicou dois cartões amarelos. Ele acertou em não marcar pênalti do goleiro em Messi. O erro foi do VAR.

APÓS O CRUZAMENTO de Julian Alvarez, o goleiro Szczesny saltou de costas para Messi e desviou a bola com a mão direita, que resvalou no rosto de Messi. O lance seguiu, mas o árbitro foi chamado pelo VAR. Depois da rápida revisão de 1 minuto, ele marcou o pênalti. O goleiro defendeu à meia altura, com a mão direita.

+ A POLÔNIA venceu a Argentina por 3 x 2, na abertura da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, e a Argentina, em casa, ganhou da Polônia por 2 x 0 na Copa do Mundo de 1978. No desempate desta 4ª feira (30), repetiu o placar no Catar.

+ ARGENTINA x Austrália, sábado (3), será o primeiro de Copa do Mundo, depois de sete amistosos, o primeiro em 13 de julho de 1988, Austrália 4 x 1, antes do torneio do Bicentenário da Austrália, que cobri e vi a seleção brasileira, do técnico Carlos Alberto Silva, ser campeã no estádio de Sydney.

+ OBSERVADORES do Real Madrid estão espalhados nas sedes da Copa do Catar e um deles voltou a ver o meia Enzo Fernandes, que marcou o belo 2º gol dos 2 x 0 na Polônia. O campeão espanhol tentará tirá-lo do Benfica, pagando a multa rescisória, caso não consiga o inglês Jude Bellingham, meia de 19 anos, do Borussia Dortmund.

Foto: PETER CZIBORRA/REUTERS – 30.11.2022, Odd ANDERSEN / AFP, REUTERS/Amanda Perobelli, Glyn KIRK / AFP