Escolha uma Página

Foto: Patrício Loustau / site NETFLU

Patrício Loustau, árbitro da Associação de Futebol da Argentina (AFA), foi escalado ontem (29) pela Confederação Sul-Americana de Futebol, para o jogo da próxima quarta (3), no Maracanã, em que o Flamengo defenderá a liderança do Grupo D da Copa Libertadores, com seis pontos, no jogo com o Peñarol, do Uruguai, vice-lider com três, mesma pontuação da LDU, do Equador, em terceiro, pelo saldo de gols. O único do grupo que ainda sem ponto é o San José, da Bolívia.

PRESENTE  – Apitar Flamengo x Peñarol, no Maracanã lotado, é um presente antecipado de aniversário para o árbitro, que doze dias depois completará 44 anos. Nascido em Buenos Aires, em 15 de abril de 1975, Patrício Loustau está completando 10 anos de arbitragem no Campeonato Argentino, em que atua desde 2009, e é da FIFA desde 2011. Na Libertadores 2019 é o segundo jogo de time brasileiro que vai apitar, depois de Nacional x Atlético Mineiro, no estádio Luis Franzini, em Montevidéu.

COPA AMÉRICA – Patrício Loustau foi árbitro da Copa América Centenário em 2016, nos Estados Unidos, depois de ter atuado em vários jogos das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Um ano antes, ele teve que deixar o Estádio Nacional de Lima escoltado, após a derrota (2 x 1) do Peru para o Uruguai, com a revolta dos torcedores peruanos. Na crônica, alguns disseram que ele seguiu a orientação do uruguaio Eugenio Figueiredo, presidente da Conmebol.

HERDOU DO PAI – Uma das caracteristicas que Patrício Loustau herdou do pai, Juan Carlos Loustau, árbitro durante 13 anos, é a energia. Intransigente na parte disciplinar, não poupa cartões e algumas vezes aplica o vermelho, antes de mostrar o amarelo. O pai, hoje aos 72 anos, apitou um dos jogos mais complicados da Copa do Mundo de 1990 na Itália e expulsou o holandês Frank Rijkaard, após desentendimento sério com Rudi Voeller, em que acabou cuspindo na cara do jogador alemão.

Patrício Loustau, árbitro de Flamengo x Peñarol, é bem-sucedido em Buenos Aires como diretor de uma das mais conceituadas empresas de publicidade da capital onde nasceu.