Sergio Aguero / Mancheste rCity

Com os três gols que recolocaram o Manchester City na vice-liderança, depois dos 3 x 1 deste domingo (3) sobre o Arsenal, o atacante argentino Sergio Aguero completou 10 hat-tricks – expressão inglesa usada quando um jogador faz três gols em um jogo -, e agora só depende de mais um para igualar o recorde de 11 do ex-atacante inglês Alan Shearer, hoje aos 48 anos, que marcou 379 gols em 734 jogos, entre 1988 e 2006, atuando em três times médios: Southampton, Blackburn e Newcastle.

FULMINANTE – O primeiro dos três gols que Sergio Aguero marcou neste primeiro domingo de fevereiro (3), no Etihad Stadium, em Manchester, noroeste da Inglaterra, foi aos 48 segundos, de peixinho, completando o cruzamento do zagueiro francês Aymeric Laporte, canhoto de 24 anos. O segundo, aos 44, após triangulação de Fernandinho, Sterling e Gundogan, e o terceiro, aos 15 do segundo tempo, de carrinho, com a bola ainda tocando em seu cotovelo, depois de cruzamento preciso de Sterling. O gol do Arsenal foi do zagueiro franco-polonês Laurent Koscielny, 33 anos, empatando aos 11 do primeiro tempo.

GOL DE ÍDOLO – Sergio Aguero tornou-se ídolo dos torcedores do Manchester City desde 13 de maio de 2011, ao marcar, aos 48 do segundo tempo, o gol da vitória (3 x 2) sobre o Queens Park Rangers. Foi o gol do título de campeão inglês que o time não conquistava há 44 anos! Aguero havia sido comprado do Atlético de Madrid por 45 milhões de euros (R$100 milhões), transação mais cara da época, superando os 37 milhões de euros que o clube havia pago pela compra de Robinho, do Santos.

320 JOGOS, 218 GOLS – Com seu décimo hat-trick, o argentino Sergio Aguero, 30 anos, 1,73m, nascido em 2 de junho de 1988, em Buenos Aires, chegou aos 218 gols em 320 jogos com a camisa do Manchester City. Antes, no Atlético de Madrid, fez 101 gols em 234 jogos, entre 2006 e 2011. O início da carreira, no Independiente, de Buenos Aires, foi de 2003 a 2006, com 23 gols em 56 jogos. Na seleção argentina, desde 2006, disputou 89 jogos e marcou 39 gols. Uma verdadeira camisa com cheiro de gol.

DESENHO NA TV – O atacante não usa o prenome na camisa do Manchester City. Antes do sobrenome Aguero, preferiu Kun, apelido que ganhou na infância, por não deixar de assistir na televisão o desenho japonês que tinha personagem com o nome Kun. Gostou muito e decidiu adotar. Aguero é compadre de Messi, que escolheu como padrinho de seu único filho, Benjamin, que vai fazer 10 anos no próximo dia 19, do casamento (já desfeito) com Giannina, filha caçula de Maradona.

LUIS SUÁREZ – Além de Aguero, só há outro sul-americano na lista dos 10 jogadores de times ingleses que mais fizeram três gols em um jogo, o uruguaio Luis Suarez, do Barcelona. Suarez é o oitavo da lista, com seis hat-tricks, da época em que atuou no Liverpool – 2011 a 2014 -, com o total de 82 gols em 133 jogos. O inglês Harry Kane, do Tottenham e artilheiro da Copa do Mundo 2018, é o quarto, com oito hat-tricks, junto com outro inglês, Michael Owens, e o francês Thierry Henry.

Ederson / Extra Olline

APLAUDIDO DE PÉ – O goleiro Ederson e o apoiador Fernandinho tiveram boa atuação nos 3 x 1 do City sobre o Arsenal de Londres. Gabriel Jesus, único dos brasileiros, mais uma vez na reserva, só entrou aos 35 do segundo tempo, quando o técnico espanhol Josep Guardiola sentiu que era o momento de Aguero sair aclamado pelos torcedores. E foi o que aconteceu: os 56 mil – lotação máxima do Etihad Stadium – se levantaram para aplaudi-lo!

LÍDER FECHA A RODADA – O Liverpool – líder do campeonato com 61 pontos – precisa da vigésima vitória no jogo desta segunda (4), no Estádio Olímpico de Londres, para manter a diferença de cinco pontos sobre o vice-lider Manchester City, que chegou aos 59 e tem o ataque mais positivo (66). O adversário do líder é o West Ham, décimo segundo com 31 pontos, com apenas nove vitórias e saldo negativo de sete gols (30 x 37).