EMBORA majoritariamente católico, o Brasil é um país com número crescente de evangélicos, já estimado em 30 por cento, nos últimos 10 anos. O artilheiro Pedro, ainda que poucos se deem conta, está entre as figuras do futebol que cultivam a crença, ao se curvar, e sinalizar com o braço e a mão, a comemoração do gol.
PEDRO tem tido contribuição importante, com anonimato total, na recuperação de jovens, com apoio na formação espiritual e esportiva de centenas. O zagueiro David Luiz é outro, do elenco do Flamengo, que também faz um trabalho eficiente, mas muito discreto, sem divulgar nada do muito que realiza.
O MAIS RECENTE artilheiro consagrado pastor é Roberto Firmino, de 32 anos, em cerimônia discreta na Manah Church (Missão Apostólica Nações por Herança), em Maceió, capital do estado de Alagoas, onde nasceu na 4ª feira, 2 de outubro de 1991, e foi revelado pelo CRB, hoje no Al Ahli, da Arábia Saudita.
O ARTILHEIRO escreveu em seu perfil no Instagram: “Três anos de Manah Church. Que noite memorável e inesquecível. Essa igreja nasceu no coração de Deus e somos extremamente gratos pelo privilégio de testemunhar de perto tudo o que o Senhor tem feito”. Firmino fundou a igreja, em 2021, com a esposa Larissa, e o casal de pastores Keila Medeiros e Jairo Fernandes.
BATIZADO na 3ª feira, 14 de janeiro de 2020, na piscina interna de sua própria mansão, quando jogava no Liverpool, Firmino teve a influência do goleiro Alisson, companheiro de time, criado em família gaúcha evangélica, e da esposa Natália. Hoje, a mansão de 100 mil m2, com seis quartos, sete banheiros, casa de hóspede, sala de massagem, está à venda por 4.600 mil libras, moeda mais valorizada do mundo, algo em R$33 milhões.
FIRMINO atuou doze temporadas na Europa, depois de ser a revelação do Catarinense de 2010 pelo Figueirense. De 2011 a 2015, marcou 57 gols em 153 jogos pelo alemão Hoffenheim, que o vendeu ao Liverpool, onde ganhou sete títulos em oito anos, saindo em 2023, após 362 jogos e 111 gols.
CAMPEÃO DA PREMIER League, da Copa e Supercopa da Inglaterra, da Champions e Mundial de clubes de 2019, com o gol da vitória (1 x 0) na decisão com o Flamengo, no Catar, o alagoano Roberto Firmino fez 17 gols em 55 jogos pela seleção brasileira, titular da Copa do Mundo de 2018 e campeão da Copa América de 2019 no Maracanã.
BOM LEMBRAR: um dos primeiros a se tornar evangélico no futebol foi o ex-meia Kaká, último brasileiro a ganhar a Bola de Ouro de melhor do mundo, em 2007, no auge da carreira no Milan, que defendeu em 307 jogos, com 104 gols, de 2003 a 2009, campeão italiano, Mundial de clubes e da Champions.
KAKÁ, hoje aos 42 anos (22/4/82), foi da última seleção brasileira campeã do mundo em 2002, e também teve passagem marcante pelo Real Madrid. Cristão evangélico praticante, criou a Fundação Kaká em 2004, com assistência a centenas de crianças carentes. Um dos jogadores mais elegantes e de fino trato da história do futebol.
Foto: Divulgação