“Jogar bem nem sempre é importante. Importante é vencer sempre” – resumiu Robert Lewandowski, que chegou aos 40 gols em 34 jogos pela quinta temporada consecutiva, após a vitória (2 x 0) sobre o Union Berlin, hoje (17), que manteve o Bayern de Munique na liderança do Campeonato Alemão com 58 pontos, quatro à frente do Borussia Dortmund.

LEWANDOWSKI, polonês de 31 anos, artilheiro do campeonato com 26 gols, chegou aos 231 gols em 276 jogos pelo Bayern desde 2014, um ano depois de recusar o convite para se naturalizar e defender a seleção na Copa do Mundo no Brasil. Lewandowski fez 1 x 0 Bayern, aos 40 do primeiro tempo, convertendo pênalti do zagueiro sérvio Neven Subotic no meia alemão Leon Goretzka. O goleiro polonês Rafal Gikieeicz saltou no canto certo, sem evitar.

O MAIS BONITO – Na única vez em que o VAR interveio, aos 31 do primeiro tempo, foi para anular (bem) o segundo gol do Bayern, de Thomas Muller, impedido. O lateral-direito francês Benjamin Pavard, de 24 anos, autor do gol mais bonito da Copa de 2018, na virada (4 x 3) sobre a Argentina, fez hoje (17) o segundo do Bayern, aos 35. Ele subiu com estilo entre os zagueiros para completar de cabeça o escanteio do volante Kimmic.

ÚNICO BRASILEIRO – O meia Thiago Alcântara, de 29 anos, desde 2013 no Bayern, foi mantido até o fim, com elogios do técnico alemão Hans-Dieter Flick, de 55 anos, ex-meia do Bayern e assistente do técnico Joachim Low na Copa que a Alemanha ganhou em 2014 no Brasil. Ele resume: “Thiago é objetivo e joga simples. Sua visão de campo impressiona”.

OITAVO PERTO – Com a décima oitava vitória em 26 jogos, o Bayern está perto do oitavo título consecutivo de campeão alemão, com saldo de 49 gols (75 x 26). Em mais duas rodadas, jogará fora de casa, dia 26, com o vice-líder Borussia Dortmund, com 54 pontos, menos duas vitórias (16 x 18) e menos 10 gols no saldo (39 x 49).

ARTILHEIROS – Borussia Dortmund x Bayern de Munique, na terça (26), será também o confronto dos artilheiros do campeonato. O polonês Robert Lewandowski, com 26, tem mais seis gols que o alemão Timo Werner, de 24 anos, do Leipzig, quarto colocado, que ficou no 1 x 1, ontem (16), em casa, com o Freiburg, sétimo colocado. Timo Werner deve se converter em uma das grandes transações da próxima temporada: está no radar do Liverpool.

 Foto: HANNIBAL HANSCHKE / AFP