REVELAÇÃO E CAMPEÃO em 2018, Mbappé está voando como artilheiro da Copa de 2022, com cinco gols, depois dos dois que marcou nos 3 x 1 deste domingo (4), classificando a França para as quartas de final com a Inglaterra, sábado (10). Além da precisão nas finalizações, ele tem se destacado pelos dribles e pela velocidade.

UM DIA DEPOIS de pedir que todos orem pela saúde de Pelé, o artilheiro da Copa de 2022 diz que Ronaldo Fenômeno e Zidane foram seus ídolos e sua fonte de inspiração: “Sempre admirei muito a técnica, e as passadas largas do Zidane, e a velocidade do Ronaldo, que sabia o momento certo de finalizar”.

A FRANÇA TEM O MAIOR artilheiro de uma única edição, com o recorde de 13 gols de Just Fontaine, que marcou mais que a soma de 12 gols de Pelé e do alemão Rahn, na primeira Copa que o Brasil ganhou em 1958. Com 5 gols, Mbappé teria que fazer mais 8, nos três jogos restantes de 2022, para igualar o recorde de 64 anos.

MBAPPÉ foi o francês mais jovem a ganhar a Copa em 2018, depois de Pelé ter sido o mais jovem campeão do mundo em 1958, e foi também o segundo mais jovem, depois de Pelé, a marcar gol em final de Copa. Depois dos 3 x 1 na Polônia, Mbappé disse que “a França quer o título de novo, mas respeita muito os adversários”.

COM OS DOIS GOLS de hoje (4), ao ganhar o prêmio de melhor dos 3 x 1 na Polônia,  Mbappé chegou aos 33 em 63 jogos pela seleção, desde a estreia aos 18 anos em 2017. Os vice-artilheiros, com 3 gols, são Messi, Morata, Gakpo, Rashford, Giroud e Enner Valencia, do Equador, que já voltou pra casa.

“A FABULOSA DOBRADINHA de Mbappé” – destacou Le Parisien, referindo-se aos dois gols do artilheiro nos 3 x 1 na Polônia. Em outra matéria, o jornal ressaltou: “Vitória épica a caminho das quartas de final. Os azuis começam a assustar”. O técnico Didier Deschamps pediu moderação no entusiasmo: “Faltam três jogos”.

DO SIGNO DE ESCORPIÃO, Kilian Mbappé nasceu em 20 de dezembro de 1998, em Paris, cinco meses após a França ganhar a primeira Copa, e quer ser bicampeão em 2022, dois dias antes de completar 24 anos. Tricampeão, artilheiro do time e duas vezes do campeonato, já marcou 237 gols em 190 jogos desde 2018 no PSG.

MBAPPÉ RECUSOU todas as propostas, entre dezenas que recebeu, e escolheu o pai, Wilfried, camaronês de 52 anos, para seu agente: “Ele tem conseguido excelentes contratos”. A mãe, Fayza, é argelina e foi boa jogadora de vôlei. O irmão mais novo, Ethan, e o irmão adotivo, Jirès Ekoko, não tiveram tantas chances no futebol.

Foto: Reuters e Friedemann Vogel / EPA