NA VÉSPERA do clássico deste sábado (10) com o Vasco, o artilheiro e ídolo Fred, de 40 anos, 382 jogos, 299 gols e sete títulos, deixou de ser diretor de planejamento esportivo do Fluminense, cargo que ocupava desde dezembro de 2022, “por motivos pessoais”, conforme resumiu.
TRÊS DIAS depois da eliminação da Copa do Brasil, que só ganhou em 2007, e a três dias do primeiro jogo do mata-mata das oitavas de final da Libertadores, o Fluminense pode sair da zona de rebaixamento, se voltar a vencer o Vasco, único que venceu (2 x 1) no 1º turno do Brasileiro.
O FLUMINENSE pode promover a estreia do uruguaio Facundo Bernal, de 20 anos, comprado por R$20 milhões do Defensor de Montevidéu, de vez que o colombiano Kevin Serna foi vetado com dores na panturrilha. Mano Menezes não confirmou se Bernal inicia ou entra no transcurso.
O TIME PROVÁVEL: Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva (c), Thiago Santos e Diogo Barbosa; André, Martinelli e Ganso; Arias, Kauã Elias e Keno. 17º com 20 pontos, o Fluminense ganhou os últimos quatro jogos por 1 x 0, e sai da zona de rebaixamento se conseguir a 6ª vitória, 5ª consecutiva.
O VASCO ganhou a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, mas não vence há três jogos no Brasileiro, 11º com 24 pontos e saldo negativo de 9 gols (22 a 31). Quatro saíram dos planos do clube, que tenta negociar os meias Galdames e Praxedes, e os atacantes Rossi e Serginho.
O TIME PROVÁVEL: Leo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, Leo e Victor Luis; Hugo Moura, Mateus Carvalho e Payet; Adson, Vegetti (c) e Emerson. O lateral Piton, dos que mais têm apresentado desgaste muscular pela sequência de jogos, será poupado do clássico.
O VASCO fez um treino de adaptação ao gramado sintético do estádio Nilton Santos, cedido pelo Botafogo, depois que a Polícia Militar, responsável pela segurança, vetou São Januário. 4º jogo do Vasco em 2024, em gramado sintético: 4 x 2 no Botafogo, 0 x 1 Athletico e 0 x 2 Palmeiras.
O FLUMINENSE fará o 127º jogo no estádio Nilton Santos, onde ganhou o Brasileiro de 2010 e o Carioca de 2012. Em 126 jogos no estádio, venceu 60, empatou 35, e das 31 derrotas, a primeira foi para o Botafogo (2 x 1), no jogo de inauguração (30/6/2007), com 43.810 pagantes.
Fotos: Leandro Amorim/Vasco e Lucas Merçon/Fluminense