Depois de marcar nos últimos cinco jogos, Cristiano Ronaldo terminou 2019 sem fazer gol e a Juventus perdeu (3 x 1) a decisão da Supercopa da Itália para a Lazio, neste domingo (22), no estádio Rei Saud, em Riad, capital da Arábia Saudita. Pela primeira vez, o artilheiro português teve o nome escrito em árabe na camisa, logo acima do número 7.
DOIS BRASILEIROS – A Lazio ganhou pela quinta vez a Supercopa da Itália, repetindo 98, 2000, 2009 e 2017, quando também venceu (3 x 2) a Juventus. No elenco atual, há dois brasileiros: o zagueiro paulista Luiz Felipe, de 22 anos, e o volante sul-matogrossense Lucas Leiva, de 32. O técnico é Simone Inzaghi, de 43 anos, atacante do clube de 1999 a 2010.
QUATRO NACIONALIDADES – Os quatro gols de Lazio 3 x 1 Juventus foram de jogadores de diferentes nacionalidades. O espanhol Luis Alberto fez 1 x 0 e o argentino Dybala empatou para a Juventus. No segundo tempo, o bósnio Senad Lulic fez 2 x 1, e o italiano Danilo Cataldi marcou o terceiro. Com exibição mais firme, a Lazio mereceu o resultado.
EXPULSÃO – O árbitro Gianpaolo Calvarese, de 43 anos, da Federação Italiana, expulsou o volante uruguaio Rodrigo Betancur, de 22 anos, da Juventus, após o segundo cartão amarelo por falta no atacante argentino Joaquin Correa, aos 37 do segundo tempo. O nível técnico do jogo foi razoável e na parte disciplinar não houve problema.
VENDIDO – A Juventus vendeu o atacante Mario Mandzukic, de 33 anos, ao Al-Duhail, do Catar. Ele jogou na campeã italiana desde 2015 e marcou 44 gols em 162 jogos. Foi vice-campeão mundial em 2018 pela seleção da Croácia, e assinou por um ano e meio com o Al-Duhail, que não revelou o valor da compra.
CAMPEONATO – Com a pausa para o Natal e o Ano Novo, o campeonato recomeça dia 6. A vice-líder Juventus recebe o Caglari, e a líder Inter de Milão visita o Napoli, que voltou a vencer após oito jogos, com a virada (2 x 1) sobre o Sassuolo. O volante carioca Allan, de 28 anos, ex-Vasco, fez o gol de empate no estádio Città del Tricolore.
DEMITIDO – A Fiorentina demitiu o técnico Vicenzo Montella, de 45 anos, após a goleada (4 x 1) da Roma, na última sexta (20). O atacante Pedro, comprado do Fluminense, está sendo emprestado ao Benfica ou ao Sporting de Braga. Ele só entrou no decorrer de quatro jogos, com o total de 59 minutos em campo, e não fez gol. Não correspondeu.
DECEPCIONANTE – O Milan sofreu neste domingo (22) a oitava derrota em 17 rodadas: 5 x 0 para a Atalanta, que marcou quatro gols em 22 minutos, no estádio Gewiss, em Bergamo, na região da Lombardia. O jornal Tuttosport resumiu: “A Atalanta bateu forte em uma equipe sem ideias e sem alma, que chega ao Natal na corda bamba”.
Foto: culemania.com