1 – WILLIAN ARÃO pode ser vendido ao Fenerbahçe por três milhões de euros (R$16 milhões), menos da metade dos sete milhões de euros, que o clube turco achou caro, que o Betis, de Sevilha, pediu pelo meia português William Carvalho. O técnico Jorge Jesus queria mesmo era Bruno Henrique, mas se contenta com Arão, de 30 anos, desde 2016 no Flamengo, que não tem mais como mantê-lo, por pressão da torcida.

2 – SADIO MANÉ, depois de seis temporadas no Liverpool, com seis títulos e artilheiro da Premier League com 22 gols em 2018-19, foi vendido por 32 milhões de euros (R$173 milhões) para o Bayern Munique. O ponta senegalês será uma das atrações da temporada 2022-23, em que o Bayern tentará ampliar o recorde de maior campeão nacional da Europa, com o 11º título consecutivo. A Juventus de Turim conseguiu 9.

3 – CARLOS TEVEZ, campeão no Boca, Manchester United, Manchester City, Juventus e brasileiro de 2005 no Corinthians, estreia 6ª feira (24), como técnico do Rosário Central, 22º dos 28 do Campeonato Argentino, com o Gimnasia La Plata, 3º, a 2 pontos do líder Newell’s Old Boys. O ex-atacante de 38 anos marcou 18 gols em 78 jogos pela seleção argentina e ganhou a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos 2004.

4 – AURÉLIO DE LAURENTIS, romano de 73 anos, renomado produtor de cinema italiano e dono do Napoli, está sendo investigado pela justiça italiana por fraudes fiscais em transferências de cinco jogadores. Um deles, o atacante nigeriano Victor Omsimhen, de 23 anos, do Lille para o Napoli, em 2020, por 70 milhões de euros. A polícia francesa investiga o Lille pela compra de quatro jogadores do Napoli, na mesma época.

5 – RICARDO SÁ PINTO, ex-atacante de 49 anos, um dos piores técnicos da história recente do Vasco – 3 vitórias, 6 empates, 6 derrotas -, foi contratado pelo Esteghal FC, de Teerã, campeão invicto e time mais popular do Irã, para a temporada 2022-23. Ele rebaixou o Moreirense para a segunda divisão portuguesa, ao perder a decisão da vaga para o Desportivo Chaves.

6 – MARIO GOTZE, atacante de 30 anos, autor do gol do título mundial de 2014 da Alemanha, no Maracanã, estava nos planos do Benfica, após a venda do uruguaio Darwin Nuñez ao Liverpool, mas acertou com o Eintracht Frankfurt até 2025, depois de duas temporadas no PSV da Holanda. Gotze disse que “o futebol alemão é mais competitivo e é mais credenciado que o futebol português”.

7 – SIMONE INZAGHI, ex-atacante de 46 anos, ganhou voto de confiança, mesmo perdendo a decisão do scudetto para o arquirrival Milan, e continuará técnico da Inter até 2024. Inzaghi é reconhecido pela qualidade do trabalho de seis temporadas na romana Lazio. O técnico recebeu a boa notícia da Inter, que acertou a volta do atacante belga Lukaku, emprestado pelo londrino Chelsea para a temporada 2022-23.

8 – HIDEMASA MORITA, meia de 27 anos, titular da seleção japonesa, é a segunda contratação do Sporting de Lisboa para a temporada 2022-23. Ele foi comprado do Santa Clara, da Ilha de São Miguel, por 4 milhões de euros. Também a pedido do técnico Ruben Amorim, o presidente Frederico Varandas acertou a compra do zagueiro holandês Jerry Just, de 25 anos, que estava no alemão Mainz.

9 – ROBERT LEWANDOWSKI, artilheiro do Bayern Munique, está com a transferência para o Barcelona bem encaminhada por 50 milhões de euros, valor mínimo estabelecido pelo decacampeão alemão. Perto de completar 34 anos, dia 21 de agosto, o atacante considera já ter alcançado o máximo no futebol alemão e tenta convencer o Bayern a liberá-lo. Polonês, ele não quis se naturalizar alemão para jogar pela seleção.

10 – FÁBIO VIEIRA, meia de 22 anos, foi negociado pelo Porto, campeão português, por 35 milhões de euros, com o londrino Arsenal, 5º colocado da Premier League 2021-22. Em seu novo clube, ele vai encontrar os laterais portugueses Nuno Tavares, lisboeta de 22 anos, que joga pela esquerda, e Cédric Soares, que atua pela direita, considerado um dos melhores marcadores da Premier League.