AO AMPLIAR O RECORDE de campeão europeu, com o 15º título, e de ter vários na seleção da Espanha, campeã da Europa, o Real Madrid é o clube com mais concorrentes à Bola de Ouro de 2024, na festa de gala da última 2ª feira (28) de outubro, com dois mil convidados, no Teatro Châtelet, em Paris.

NÃO SERÁ SURPRESA se o meia alemão Toni Kroos, de 34 anos, que encerrou a carreira no clube em junho, ganhando a 5ª Champions, for o agraciado com o prêmio, depois de atuações notáveis em 465 jogos, entre 2014 e 2024. Os organizadores costumam contemplar os grandes feitos.

ALÉM DE TONI KROOS, campeão do mundo em 2014, e com 114 jogos na seleção alemã, concorrem pelo Real Madrid, o meia uruguaio Valverde; o lateral espanhol Carvajal; o atacante inglês Bellingham; o zagueiro alemão Rudiger; o francês Mbappé, e Vinícius Jr.

ENTRE OS PREMIADOS do Real Madrid, um nome é praticamente certo, o do técnico Carlo Ancelotti, ex-meia italiano de 65 anos, recordista da Champions com sete títulos: três como técnico do Real Madrid, e quatro no Milan, dois consecutivos como jogador e dois como técnico.

O CONCORRENTE mais forte de Ancelotti é o técnico espanhol Guardiola, de 53 anos, único quatro vezes consecutivas campeão inglês com o Manchester City. O argentino Lionel Scaloni, campeão da Copa América 2024; o italiano Gianpiero Gasperin, da Atalanta; e os espanhóis Xabi Alonso, do Leverkusen, e Luis de la Fuente, campeão europeu com a seleção da Espanha, também disputam o prêmio.

OS BRASILEIROS Ederson (City) e Alisson (Liverpool) não concorrem ao prêmio Yashin, de melhor goleiro, que deve ser ganho pelo único concorrente espanhol, Unai Simon, campeão da Eurocopa, na disputa com o italiano Donnarumma (PSG); o argentino Emiliano Martinez, campeão do mundo 2022; o português Diogo Costa, e o francês Maignan (Milan).

REVELAÇÃO da Eurocopa ganha pela Espanha, o ponta Lamine Yamal, de 17 anos, é o mais provável ganhador do prêmio Puskas, de gol mais bonito, o do 1 x 1 com a França, na semifinal, em 9 de julho, marcado de fora da área, com chute de curva, no ângulo.

BOM DIZER: desde 2009, quando o meia tcheco Pavel Nedved, da Juventus de Turim, ganhou a Bola de Ouro, o prêmio mais cobiçado pelos jogadores europeus não terá a presença do argentino Messi, oito vezes ganhador, e do português Cristiano Ronaldo, cinco vezes premiado.

Fotos; R7, Real France e LANCE!