DEPOIS DE QUATRO amistosos e quatro jogos da Copa América, em que foi eliminado nos pênaltis pelo Uruguai, em 6 de julho, em Las Vegas, o técnico Dorival Junior anunciou cinco novidades na convocação desta 6ª feira (23) para os jogos com Equador e Paraguai pelas eliminatórias. Bom lembrar: o Brasil é o único que participou de todas as 21 Copas do Mundo (1930 a 2022).

O LATERAL-ESQUERDO Arana (Atlético Mineiro); os meias André (Fluminense) e Gerson (Flamengo), e os atacantes Luiz Henrique (Botafogo) e Pedro (Flamengo), único que depende de recuperação do problema muscular na coxa para ser confirmado.

DOS 23 CONVOCADOS, os goleiros Alisson (Liverpool), Ederson (City) e Bento (Al-Nassr). Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Borussia Dortmund), Wendell (Porto) e Arana (Atlético Mineiro). Zagueiros: Beraldo (PSG), Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG) e Gabriel Magalhães (Arsenal).

MEIAS: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), João Gomes (Wolverhampton), Rodrygo (Real Madrid), Gerson (Flamengo) e Paquetá (West Ham). Atacantes: Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Estêvão (Palmeiras), Savinho (City), Endrick (Real Madrid) e Vinicius Jr (Real Madrid).

O JOGO DA 6ª FEIRA, 6 de setembro, com o Equador, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, será o nono de Dorival Junior, primeiro nas eliminatórias, em que o Brasil ocupa o 6º lugar com 7 pontos, 2 vitórias, 1 empate, 3 derrotas, 1 gol de saldo (7 x 6), todos com Fernando Diniz.

NOS OITO JOGOS com Dorival Junior, 4 vitórias, 4 empates: 1 x 0 na Inglaterra, 3 x 3 Espanha, 3 x 2 no México e 1 x 1 com Estados Unidos, em amistosos. Na Copa América, 0 x 0 com a Costa Rica, 4 x 1 no Paraguai, 1 x 1 com a Colômbia e 0 x 0 com Uruguai, que venceu nos pênaltis (4 x 2).

O SEGUNDO JOGO de Dorival Junior nas eliminatórias será na 3ª feira, 10 de setembro, com o Paraguai, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. O Paraguai demitiu Guillermo Schelotto, ex-atacante argentino de 51 anos, após a eliminação da Copa América, e contratou outro argentino, Daniel Garnero, ex-meia de 55 anos, campeão paraguaio como técnico no Guarani, Olímpia e Libertad.

Foto: Pilar Olivares/Reuters