O MEIA ASSIS ESTÁ NA HISTÓRIA do Fluminense como carrasco do Flamengo, desde que marcou de cabeça, após cruzamento do lateral Aldo, o gol do 26º título carioca, aos 25 minutos do 2º tempo, às 18 horas e 56 minutos do domingo, 16 de dezembro de 1984. Foi o 6º Fla-Flu decisivo da Era Maracanã, diante de 153.520 pagantes.

O FLUMINENSE SE RECUPEROU no returno, após perder a Taça Guanabara para o Flamengo. Carlos Alberto Torres assumiu e o time engrenou no 2º turno, concluindo a campanha com 16 vitórias, 5 empates, 3 derrotas, saldo de 24 gols (40 a 16). E a torcida criou o refrão: “Recordar é viver, Assis acabou com você”.

PAULO VICTOR, Aldo, Duílio, Vica e Renato; Leomir, Renê e Assis; Romerito, Washington e Tato. Campeão no São Paulo, Internacional, Athletico Paranaense e Paraná, o paulistano Assis fez 54 gols em 177 jogos pelo Fluminense, de 83 a 87, e resumia assim: “O melhor da minha vida foi jogar no Fluminense”. 

FLAMENGO – Fillol, Jorginho, Leandro, Mozer e Adalberto; Andrade, Adílio e Tita; Bebeto, Nunes e Elder. Técnico – Sebastião Lazaroni.

Foto: Fluminense FC