Ao eliminar o Santos (2 x 1, de virada), na noite de ontem (6), no Pacaembu, o Atlético obteve a última vaga para as quartas de final da Copa do Brasil, tornando-se no segundo do futebol mineiro, uma noite depois de o Cruzeiro eliminar o Fluminense. Além de Minas, só o Rio Grande do Sul terá dois times nas quartas de final, os também arquirrivais Grêmio e Internacional. O Palmeiras será o único de São Paulo e o Flamengo, único do Rio. Dos oito, só dois nunca foram campeões: Bahia e Atlético-PR.

DESTAQUE – O atacante colombiano Yimmi Chará, de 28 anos, chegou aos 9 gols em 50 jogos, ao completar um ano no Atlético, comprado por 22 milhões de euros em junho de 2018 do Junior Barranquilla. Chará foi o destaque do jogo, que empatou aos 36 do primeiro tempo, após lançamento preciso do meia equatoriano Juan Cazares, depois que o zagueiro Gustavo Henrique, de cabeça, no ângulo esquerdo, fez 1 x 0 Santos logo aos 6 minutos, após escanteio do atacante Marinho. 

EQUILÍBRIO – Como no jogo de ida – 1 x 1, em Belo Horizonte -, Santos e Atlético fizeram jogo equilibrado no Pacaembu, com chances de gol iguais. O da virada, que valeu a classificação do Atlético, foi aos 39 do segundo tempo. Em contra-ataque em altíssima velocidade, Geuvânio lançou Cazares, que deu assistência precisa para Chará finalizar sem defesa para o goleiro. Nos minutos seguintes o Santos foi só pressão pelo empate, para decidir nos pênaltis, mas o Atlético segurou bem a vantagem.

CARTÃO ANULADO – O árbitro Bruno Arleu Araújo, da Federação do Rio de Janeiro, teve boa arbitragem. Logo aos três minutos do segundo tempo, Zé Welison, meia do Atlético, acertou o rosto do atacante Marinho com o braço, e levou cartão vermelho direto. Ao revisar o lance no VAR, o árbitro anulou o cartão e mostrou só o amarelo. Os outros dois advertidos do Atlético foram Adilson e Fábio Santos. Do Santos, o zagueiro Lucas Veríssimo e os meiasJean Lucas e Soteldo. R$828.709,00. 16.857 pagantes.

SANTOS – Everson, Victor Ferraz, Aguilar (Jean Mota, intervalo), Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Pituca, Jean Lucas e Carlos Sanchez (Soteldo, 15 do segundo tempo); Marinho e Uribe (Sasha, 31 do segundo tempo). Técnico – Jorge Sampaoli, que na volta desfez o esquema com três zagueiros. Santos e Atlético voltarão a se enfrentar domingo (9), pela oitava rodada do Brasileirão 2019, na Vila Belmiro. O Santos é terceiro com 14 pontos e o Atlético, vice-lider com 15.

Terceira eliminação do Santos em 2019: no Campeonato Paulista, na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, restando ao time a conquista do Brasileirão para salvar o ano. Depois de 8 vitórias e 1 empate, o Santos sofreu a terceira derrota este ano no Pacaembu, mas os torcedores saíram do estádio sem vaiar o time.

ATLÉTICO – Victor, Patric, Rever, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison (Adilson, 18 do segundo tempo), Elias, Luan (Geuvânio, 30 do segundo tempo) e Cazares; Chará e Ricardo Oliveira (Alerrandro, 21 do segundo tempo). Técnico – Rodrigo Santana. Foi o centésimo jogo entre os times, que empataram 25 vezes e estavam iguais em vitórias (37) e em gols (148). Com a virada de 2 x 1, o Atlético passou a ter uma vitória de vantagem.

SORTEIO SEGUNDA – Os jogos das quartas de final da Copa do Brasil só serão realizados a partir da segunda quinzena de julho, após a Copa América. Mas o sorteio será feito na próxima segunda (10), na sede da Confederação Brasileira de Futebol. Só há duas hipóteses de clássicos: Cruzeiro x Atlético e Grêmio x Internacional. Os outros quatro classificados são Palmeiras, Bahia, Atlético Paranaense e Flamengo, que tentará seu quarto título e o sexto do futebol carioca.