Em sua atuação mais segura, desde que foi comprado do Bahia por 1.400 mil euros – R$7 milhões -, em julho de 2019, o zagueiro Rodrigo Becão, de 24 anos, 1,91m, anulou Cristiano Ronaldo na virada (2 x 1) da Udinese, que adiou a festa do nono título consecutivo da Juventus, nesta quinta (23), no estádio Friuli, em Udine. Soteropolitano, como todos os que nascem em Salvador, Rodrigo Becão destacou-se no empréstimo ao Spartak Moscou, campeão russo e da Copa da Rússia em 2018.
ALÉM DO ZAGUEIRO, outro bom nome na virada foi Juan Musso, goleiro argentino de 26 anos, 1,91m, revelado no Racing e desde 2018 na Udinese, que completou 265 jogos sob a orientação de Luca Gotti, de 52 anos, técnico desde 98, dos mais jovens a dirigir o Milan. Nascido em Ádria, na bela região do Vêneto, Gotti está entre os treinadores italianos mais preparados, com cursos de doutorado em Direito e Pedagogia das Universidades de Milão e Padova.
A JUVENTUS conseguiu a vantagem no primeiro tempo, com o terceiro gol, em 36 jogos, do zagueiro Matthijs De Ligt, holandês de 20 anos, 1,89m, comprado do Ajax em 2019 por 75 milhões de euros. Ele chutou forte de canhota da entrada da área. Na volta do intervalo, o atacante Ilija Nesterovski, macedônio de 30 anos, empatou de cabeça, aos 4, após cruzamento do meia sueco Ken Sema. O gol da virada, aos 47, foi do meia francês Seko Fofana, que arrancou do meio do campo, driblou Alex Sandro e De Ligt e chutou forte no canto. A Juventus volta a jogar domingo (26), em Turim, com a Sampdoria, de Genova.
CRISTIANO RONALDO, bem marcado pelo baiano Rodrigo Becão, e sem fazer gol, perdeu a artilharia do campeonato para Ciro Immobile, que marcou o da virada (2 x 1) da Lazio sobre o Cagliari, no Estádio Olímpico de Roma. Ciro tem 31 e Cristiano. 30, faltando ainda três jogos. Giovanni Simeone, filho do técnico do Atlético de Madrid, marcou o gol do Caglari, e o sérvio Savic empatou no início do segundo tempo. A Lazio está em quarto lugar com 72 pontos.
QUINTA DERROTA da Juventus em 35 rodadas, décima vitória da Udinese, já livre do rebaixamento, que não vencia a Juventus há nove jogos, desde agosto de 2015. Em 98 jogos entre os times, a décima terceira vitória da Udinese, que perdeu 64 e empatou 21. Com seis pontos de vantagem, a líder Juventus (80) será campeã nesta sexta (24) será a Atalanta (74) não vencer o Milan, no estádio de San Siro, em Milão. Em terceiro com 73, a Inter joga sábado (25) com a Genoa, no estádio Luigi Ferraris, em Genova.
PRIMEIRO DO VAR – O árbitro Massimiliano Irrati, de 41 anos, apita desde 2012 e advertiu dois de cada time com cartão amarelo, o primeiro, antes de um minuto, na falta do lateral holandês Marvin Zeegelaar, da Udine, no meia francês Rabiot. Massimiliano Irrati é de Florença, a cidade das obras de arte, na bela região da Toscana,e árbitro FIFA desde 2017. Na Copa do Mundo 2018, ele bateu o recorde de 14 atuações no VAR, da abertura Rússia 5 x 0 Arábia Saudita à decisão França 4 x 2 Croácia.
Foto: REUTERS/Daniele Mascolo e REUTERS/Jennifer Lorenzini