Foto: Lorenzo / Ciro Fusco / ANSA Via AP

O italiano Lorenzo Insigne (1,63m) e o belga Dries Mertens (1,65m), jogadores mais baixos do time, foram os destaques da goleada (5 x 1) que o Napoli impôs ao Empoli, antepenúltimo colocado, na noite desta primeira sexta-feira (2) de novembro, na abertura da décima primeira rodada do Campeonato Italiano 2018-19, no estádio San Paolo, em Napoles, no sul do país. Insigne fez o primeiro gol e Mertens marcou o segundo. 

A GOLEADA – Na volta do intervalo, o atacante Francesco Caputo, 31 anos, fez o gol do Empoli, que tentou a reação, mas acabou sufocado e sofrendo a sétima derrota em onze jogos. O Napoli marcou o terceiro gol logo em seguida, o segundo do belga Mertens, 31 anos; o polonês Arkadiusz Milik, 24 anos, fez 4 x 1, e Mertens – artilheiro do jogo – fechou a goleada. Com a oitava vitória e 25 pontos, o Napoli passou a ter o ataque mais positivo (24), três a mais que o da líder Juventus, que joga amanhã (3), em Turim, com o Cagliari, décimo terceiro com 13 pontos.

VICE-LÍDER – No outro jogo de amanhã (sábado, 3), a Inter de Milão, com 22 pontos, precisa vencer o Genoa, décimo primeiro com 14,  para recuperar a vice-liderança. O zagueiro Miranda, titular da seleção brasileira, é um dos destaques do time, que jogará no estádio Giuseppe Meazza, no bairro de San Siro da mais importante cidade industrial italiana. O Milan, quarto com 18 pontos, será visitante no jogo de domingo (4) com a Udinese, time do atacante Felipe Vizeu, ex-Flamengo.

Foto: Aurelio De Laurentiis / GIUSEPPE BELLINI/GETTY IMAGES

TRÊS TEMPOS – Aurelio De Laurentis, 69 anos, produtor de família tradicional do cinema italiano, dono da empresa Filmauro, de Roma, e presidente do Napoli, surpreendeu após a goleada com o comentário de que “o futebol está se tornando desatualizado e ficará sem sustentação se não forem feitas mudanças imediatas para atrair os torcedores, principalmente os mais jovens”.

Na opinião dele, “os jovens estão todos em videogames e nós estamos afundando o futebol, que é uma indústria importante”. O presidente do Napoli admite que “sem os freios da Fifa e da Uefa, que remontam à antiguidade, o futebol passaria a ter muito mais impulso e valor”. Aurelio De Laurentins finalizou dizendo: “Os jogos são longos e se tornam enfadonhos. Podem continuar com 90 minutos, mas em três partes de 30 e com intervalos de dois ou três minutos. Se não, para que servem os técnicos”?

NAPOLI x PSG é a próxima atração no estádio San Paolo, terça (6), pela quarta rodada da Liga dos Campeões da Europa. No Italiano, o Napoli visitará o Genoa, sábado (10), no estádio Luigi Ferraris. Além de centro industrial importante, a cidade de Genova rivaliza com a francesa Marselha, na disputa pelo melhor porto do mar Mediterrâneo.

SUPEROU CARECA – Com os três gols, o belga Dries Mertens tornou-se o quinto maior artilheiro da história do Napoli, com 74 gols, superando o brasileiro Careca, que entre 87 e 93 marcou 73 gols em 164 jogos. Careca foi campeão italiano, junto com Maradona e o meio-campo Alemão, ex-Botafogo e também da seleção brasileira, na temporada 89-90, no segundo e último título do Napoli. Antonio Oliveira Filho – o Careca – ganhou o apelido porque na infância gostava de ver na televisão os programas do palhaço George Gomes, o Carequinha.