Escolha uma Página

RAPHINHA marcou de cabeça um dos gols mais bonitos dos cinco principais campeonatos europeus da temporada 2022-2023, o da virada do novo líder Barcelona sobre o Osasuna, na noite desta 3ª feira ( 8 ), na abertura da 14ª rodada, última do Campeonato Espanhol antes da pausa para a Copa do Mundo.

O MEIA HOLANDÊS Frenkie De Jong, de 25 anos, fez o lançamento de pé direito, do grande círculo, ainda em seu próprio campo, e Raphinha, ponta gaúcho de 25 anos, deslocado para o meio, cabeceou da meia-lua da área, encobrindo o goleiro espanhol Aitor Fernandez, de 31 anos, 1,83m, que estava adiantado, aos 40.

A VIRADA do Barça teve contorno especial, após sofrer o gol de cabeça do zagueiro espanhol Davi Garcia, de 28 anos, 1,85m, logo aos 6 minutos, e da expulsão de Lewandowski, artilheiro do campeonato, aos 30, quando recebeu o segundo amarelo, seguido do cartão vermelho, por falta no autor do gol.

NA VOLTA DO INTERVALO, logo aos 3 minutos, o meia Pedri, de 19 anos, da seleção sub-23, medalha de prata nos Jogos Olímpicos 2020, fez o gol de empate. O Barcelona virou sete minutos após a entrada de Raphinha, que fez o gol primoroso aos 40, no lugar do francês Ousmane Dembélé.

25 MIL TORCEDORES lotaram o estádio Reyno de Navarra, em Pamplona, em noite de 22 graus no Norte da Espanha. Foi a 12ª vitória, 5ª consecutiva do líder Barcelona, com 37 pontos e saldo de 28 gols (33 a 5), que impôs ao Osasuna, 6º com 23 pontos, a 5ª derrota, após 7 vitórias e 2 empates.

UM DOS NOTÁVEIS da história do FC Barcelona, o técnico Xavi Hernandez, de 42 anos, foi meia de 767 jogos, 86 gols e 25 títulos, destacando-se 8 Campeonatos Espanhóis e 4 Ligas dos Campeões. Campeão da única Copa do Mundo da Espanha, em 2010, Xavi fez 133 jogos e 13 gols pela seleção, desde a sub-15.

TRÊS DIAS DEPOIS do último jogo no Camp Nou, na vitória de sábado (5) sobre o Almeria por 2 x 0, aplaudido por 92 mil torcedores, o zagueiro Piqué, que estava na reserva, foi expulso no intervalo. Ele não se conformou com a expulsão de Lewandowski, reclamou e recebeu vermelho direto do árbitro Gil Manzano.

FOI A 11ª EXPULSÃO de Piqué, 8ª em seu último jogo no Campeonato Espanhol, por coincidência, igual ao atacante búlgaro Hristo Stoichkov, artilheiro da Copa do Mundo de 1994, que fez 255 jogos e marcou 113 gols no Barcelona, entre 90 e 98, ganhando cinco campeonatos espanhóis e a Liga dos Campeões. 

LEWANDOWSKI foi expulso pela primeira vez pelo Barcelona, pelo segundo cartão amarelo. O primeiro, por agarrar o lateral Nacho Vidal, aos 10, e o segundo, por atingir com o braço o zagueiro David Garcia, aos 20 minutos. A primeira expulsão de Lewandowski foi em fevereiro de 2013, quando era do Borussia Dortmund, na derrota para o Hamburgo por 4 x 1. Ele atingiu o tornozelo do zagueiro norueguês Skjelbred e foi expulso pelo árbitro Manuel Grafe.

COM EDER MILITÃO, Vinicius Junior e Rodrygo, convocados para a Copa, o Real Madrid, vice-líder com 32 pontos, encerra a 14ª rodada, 5ª feira (10), recebendo o Cadiz, penúltimo, tentando reduzir para 2 pontos a vantagem do líder Barcelona. O campeonato recomeça dia 31 de dezembro, com o Barcelona fazendo em casa o clássico catalão com o Espanyol.

Fotos: Barcelona FC