Com os 2 x 0 da noite desta terça (23) sobre o Alavés, no estádio Mendizorroza, o Barcelona está a uma vitória do vigésimo sexto título de campeão espanhol, que poderá ganhar nesta quarta (24), se o Atlético de Madrid perder em casa para o Valencia, ou no fim de semana, com vitória sobre o Levante, no Camp Nou. O Barcelona chegou aos 80 pontos e abriu 12 de vantagem sobre o Atlético de Madrid (68), e 16 sobre o Real Madrid, terceiro colocado com 64.
SEM MESSI – Além da principal figura, que só entrou aos 15 do segundo tempo no lugar do francês Dembélé, o técnico Ernesto Valverde poupou outros titulares desgastados em final de temporada, pensando na reta final da Champions League. Os dois gols foram marcados em seis minutos, com Alleñá tocando na saída do goleiro Fernando Pacheco aos 8, e Luis Suarez convertendo aos 14 o pênalti cometido com a mão pelo meia Tomás Pina. O Barcelona tem saldo de 53 gols, com 85 marcados e 32 sofridos.
29 FALTAS – Enquanto o Barcelona tocava a bola, o Alavés – oitavo após a décima segunda derrota – se excedia nas faltas, cometendo 19 das 29 marcadas pelo árbitro Cordero Vega, que aplicou quatro amarelos. O único advertido do Barcelona foi o meia carioca Philippe Coutinho,mantido até o fim. Time: Ter Stegen, Sergi Roberto, Piqué, Lenglet e Semedo (Jordi Alba, 24 do segundo tempo); Busquets, Vidal, Alleñá (Arthur, 42 do segundo tempo) e Dembélé (Messi, 15 do segundo tempo); Suarez e Philippe Coutinho.
Foto: Mirror