Com apenas um brasileiro em campo, começa hoje (16) o mata-mata das oitavas de final dos campeões europeus, com o Barcelona lamentando a ausência de Neymar, que se contundiu em jogo do PSG com o Caen, pela Copa da França, e só deve voltar em pouco menos de um mês. O Barcelona se classificou em segundo no Grupo G, perdendo a liderança para a Juventus na última rodada pelo saldo de gols, critério que classificou o PSG em primeiro no Grupo H, empatado em pontos com o Leipzig.

O ZAGUEIRO Marquinhos, capitão do PSG, será o único brasileiro em campo. O técnico argentino Maurício Pochettino, de 48 anos, anunciou a escalação com Keylor Navas, Florenzi, Marquinhos, Kimpembe e Kurzawa; Gueye, Paredes, Kean e Draxler; Mbappé e Mauro Icardi. O PSG tenta o primeiro título de campeão europeu, depois de ter perdido para o Bayern a única final que disputou em 2019-2020, no estádio da Luz, do Benfica, em Lisboa. Atual tricampeão, o PSG é vice-líder do Campeonato Francês com 54 pontos e 17 vitórias, só a um ponto do líder Lille, com 55, que tem menos uma vitória (16).

CINCO VEZES campeão da Liga dos Campeões da Europa, a última em 2014-15, o Barcelona foi confirmado pelo técnico holandês Ronald Koemann, de 57 anos, com Ter Stegen, Dest, Umtiti, Lenglet e Jordi Alba; Busquets, De Jong e Pedri; Dembélé, Messi e Griezmann. Embora há doze jogos sem perder no Campeonato Francês, o Barcelona está em terceiro com 46 pontos e 14 vitórias, a três pontos do vice-líder Real Madrid, com 49 e 15 vitórias, e a oito do líder Atlético de Madrid, com 54 e 17 vitórias.

LEIPZIG x LIVERPOOL – O outro jogo desta terça (16), sem que os técnicos Julian Nagelsmann, do Leipzig, e Jurgen Klopp, do Liverpool, tenham antecipado as escalações, será na Arena Puskas, em Budapeste, capital da Hungria, porque o governo alemão proibiu a entrada de pessoas afetadas por mutações e as do Reino Unido são consideradas as mais perigosas. O Leipzig perdeu o primeiro lugar do Grupo H para o PSG e o Liverpool foi primeiro do Grupo D, só com uma derrota na fase de grupos.

DIFERENTES – Enquanto o Leipzig é vice-líder do Campeonato Alemão com 44 pontos, a cinco do Bayern (49), que ontem (15), no primeiro jogo após ganhar o Mundial de clubes, só empatou (3 x 3), em casa, com o antepenúltimo Armínia, o Liverpool está em quinto na Premier League, com 40 pontos do líder Manchester City. Outro grande jogo da primeira rodada do mata-mata será o que FC Porto e Juventus disputarão amanhã (17), no estádio do Dragão, no Norte de Portugal.

Foto: Olhar Digital