Divulgação Barcelona

O empate sem gol do Barcelona, algo raro com Messi em campo o jogo inteiro, neste domingo (10) com o Atlético de Bilbao, deixou o Real Madrid a apenas cinco pontos do líder (51 a 46), faltando quinze rodadas para o fim do campeonato em que os sempre favoritos ao título se enfrentarão no início de março, no estádio do Real Madrid. Foi o sexto empate do Barcelona e o décimo segundo do Atlético de Bilbao, o que mais empatou na temporada 2018-2019.

GOLEIRO SALVOU – Na atuação apenas discreta do time líder, o destaque foi o goleiro alemão Marc-André ter Stegen, de 26 anos, 1,88m, que livrou o Barcelona da terceira derrota, quando mais forte foi a pressão do Atlético de Bilbao, incentivado pelos 53 mil torcedores, que lotaram o estádio de San Mamés, na maior cidade do norte do país.

NOME HISTÓRICO – Iñaki Williams, de 24 anos, 1,86m, titular do Atlético de Bilbao desde 2014, foi o que esteve mais perto de fazer gol. O goleiro do Barcelona evitou com duas defesas daquelas tidas como impossíveis. Iñaki Williams está na história do clube por ter sido o primeiro negro a fazer um gol pelo Atlético de Bilbao, em fevereiro de 2015, no jogo com o Torino, pelas oitavas de final da Liga Europa. Iñaki é exceção no Atlético, embora nascido em Bilbao, porque o clube só contrata jogadores bascos ou de origem basca e ele é filho de pai e mãe africanos.

COUTINHO SAIU – Com a contusão do meia Arthur, que só deve voltar em um mês, Philippe Coutinho foi o único brasileiro em campo no 0 x 0 deste domingo (10) do Barcelona, em Bilbao, mas acabou substituído pelo francês Dembélé, aos 29 do segundo tempo. Coutinho continua sem apresentar o futebol que fez o clube investir pesado para tirá-lo do Liverpool. O técnico Ernesto Valverde também substituiu o chileno Arturo Vidal pelo espanhol Aleña, aos 17 do segundo tempo, não o time não melhorou.

HAT-TRICK AFRICANO – Um dos destaques da rodada na Espanha foi o hat-trick do atacante Youssef En-Nesyri, 21 anos, natural de Fez, cidade do norte do Marrocos e segunda maior do país, depois da cidade portuária de Casablanca, que é a maior, embora a capital seja Rabat. En-Nesyri fez os três gols dos 3 x 0 do Leganés sobre o Betis, no estádio Butarque, em rodada ruim para os times de Sevilha, de vez que o Sevilha só empatou (2 x 2), em casa, com o Eibar, que chegou a fazer 2 x 0.

Fotos: UOL Esportes , NewsBeezer , Ottumwa Courier , torcedores.com , abola.pt , Sportnet.ca , Spain’s News , otempo.com , Star-Herald , leiamais.ba .