MAIOR VENCEDOR DA COPA DO REI COM 31 TÍTULOS, o Barcelona escapou de um grande vexame ao estrear na noite desta 4ª feira (5), na edição 118, ao vencer de virada por 2 x 1 o Linares Deportivo, da 2ª divisão B, da cidade de Linares, na província de Jaén, comunidade autônoma da Andaluzia, a 762 km de Barcelona. Ganhador de 10 das últimas 13 finais, a última vez que o Barcelona não se classificou para as oitavas de final foi em 2005, eliminado pelo Gramenet.

DEPOIS DE 2.054 DIAS, FOI O 1º JOGO OFICIAL DE DANIEL ALVES na volta ao Barcelona, após ter atuado no amistoso com o Boca Juniors, na Arábia Saudita, pela Copa Maradona. O último jogo do ala brasileiro havia sido o da final da Copa do Rei, em que o Barcelona venceu o Alavés por 3 x 1, em 22 de maio de 2016, no auge de sua força máxima: Ter Stegen, Daniel Alves, Mascherano, Piqué e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Suarez, Messi e Neymar.

O BARCELONA QUE GANHOU DO LINARES teve Neto, Mingueza, Araújo, Eric Garcia e Jordi Alba; Nico, Busquets e Riqui Puig; Daniel Alves, Jutglà e Ilias. Perdendo por 1 x 0, gol de cabeça de Hugo Diaz, aos 19, o Barcelona voltou do intervalo com Dembélé, que empatou aos 18, e Ferran Jutglà fez o gol da virada aos 24. O goleiro mineiro Neto, de 32 anos, desde 2011 na Europa, não jogava desde agosto. Ele é reserva do alemão Ter Stegen, que se recupera de cirurgia no joelho.

O ZAGUEIRO MILITÃO, DA SELEÇÃO BRASILEIRA, marcou o primeiro gol da vitória do Real Madrid sobre o Alcoyano por 3 x 1, na noite desta 4ª feira (5), no estádio El Collao, no município de Alcoy, província de Alicante, a 420 km de Madrid. Além dele, o lateral Marcelo; o meia Casemiro e o atacante Rodrygo, substituído no 2º tempo por Asensio, que fez o 2º gol, foram titulares. Vinícius Junior, recuperando-se da Covid-19, permanece em isolamento.

O MEIA CARIOCA PHILIPPE COUTINHO, de 29 anos, fora dos planos do Barcelona, após voltar do empréstimo ao Bayern Munique em 2019-20, foi novamente emprestado. Ele vai para o Aston Villa, 13º entre os 20 da Premier League, que já acumula 11 derrotas em 19 jogos, com saldo negativo de 5 gols (25 a 30). Na Europa desde 2011, Coutinho volta à Inglaterra após cinco anos e será treinado pelo ex-meia Steven Gerrard, de 41 anos, com quem jogou no Liverpool.

QUEM ESTÁ EM ALTA NA INGLATERRA é o técnico português Bruno Lage, de 45 anos, ex-Benfica, depois do 1 x 0 no estádio Old Trafford, onde o Wolverhampton não vencia há 42 anos o Manchester United. Os analistas ingleses continuam elogiando o treinador, que em maio de 2019 ganhou o primeiro título de campeão português, ao golear o Santa Clara por 4 x 1, no estádio da Luz, em Lisboa, onde o Benfica conquistou o 37º campeonato.

O ZAGUEIRO BRASILEIRO SAMIR, de 27 anos, ex-Udinese, é esperado no fim de semana em Watford, a 32 km de Londres, para iniciar os treinos sob a orientação do técnico italiano Claudio Ranieri, romano de 70 anos, que pretende lançá-lo dia 15 no jogo com o Newcastle. Comprado do Flamengo por 4 milhões de euros (R$16 milhões), em 2015, Samir foi bem na Udinese, e agora será companheiro no Watford do atacante João Pedro, de 20 anos, comprado por 10 milhões de euros quando ainda era da base do Fluminense.

Foto: Trivela