Escolha uma Página

ESTREANDO NO CAMPEONATO ESPANHOL 2021-2022, diante de 20.348 torcedores, máximo permitido no Camp Nou, com 99.789 assentos, o Barcelona venceu (4 x 2) a Real Sociedad, de San Sebastian, no primeiro jogo sem Messi, que teve o nome gritado aos 10 minutos, coincidindo com o número da camisa. O Barcelona tem dois brasileiros: o goleiro Neto, mineiro de 32 anos, na Europa desde 2011, e o lateral Emerson, paulistano de 22 anos, comprado em 2019 do Atlético Mineiro por 13 milhões de euros.

ESTREANTES – Piqué marcou de cabeça, aos 19, o primeiro gol do Barcelona, após cobrança de falta do estreante Memphis Depay, atacante holandês de 27 anos, comprado do francês Lyon. Também de cabeça, o atacante Martin   Braithwaite, dinamarquês de 30 anos, fez o segundo gol. Na volta do intervalo, Braithwaite fez o terceiro aos 14. A Real Sociedad diminuiu com Julen Lobete aos 37 e Mikel Oyarzabal, de falta, aos 40, e Sergi Roberto fez o quarto gol do Barcelona aos 46.

PRIMEIRO SEM – Desde a estreia de Messi, aos 17 anos, em 2004, o Barcelona entrou pela primeira vez no Camp Nou sem o artilheiro e melhor jogador de sua história, que em setembro estreará no PSG. O time do primeiro jogo sem Messi teve Neto, Dest (Emerson), Eric Garcia (Ronald Araújo, Piqué e Jordi Alba; Busquets (Nico), De Jong (Sergi Roberto) e Pedri; Griezmann, Braithwaite e Memphis Depay. Técnico – Ronald Koeman, holandês de 58 anos.

LACAIO E JUDAS – Torcedores do Barcelona levaram faixas de protesto contra o presidente Joan Laporta, de 59 anos, de volta ao clube depois de 18 anos: “Laporta Judas, enganaste a D1OS”, e “Laporta, lacaio de Florentino” (presidente do Real Madrid). O árbitro Alejandro Hernandez, de 38 anos, marcou 29 faltas (11 do Barcelona) e fez 6 advertências com cartão amarelo. Os punidos do Barcelona foram o volante Busquets e o meia Nico, que o substituiu.

ARGENTINO DECIDE – O Atlético de Madrid, campeão da temporada 2020-2021, viajou 596 km a Vigo, na costa Noroeste do país, e ganhou por 2 x 1 do Celta, no estádio Balaídos. O atacante argentino Ángel Correa, de 26 anos, no clube desde 2014, comprado do San Lorenzo, marcou os dois gols do time dirigido pelo argentino Diego Simeone, de 51 anos, que voltou ao clube em 2003. O gol do Celta foi de Iago Aspas, de pênalti, cometido pelo meia Llorente com o braço.

DUAS EXPULSÕES – Celta e Atlético de Madrid fizeram jogo bem pegado e o atacante uruguaio Luis Suarez foi duramente atingido pelo lateral espanhol Hugo Mallo, expulso no ato pelo árbitro José Luis Munuera Montero. O árbitro também expulsou o zagueiro espanhol Mario Hermoso, do Atlético de Madrid, por se envolver em discussão com adversários, pouco antes de apitar o final do jogo.

Fotos: Barcelona FC