Escolha uma Página

Um bilhão de euros por ano é a meta da próxima temporada do Barcelona para se consolidar como clube mais rico do mundo, depois de ultrapassar o arquirrival Real Madrid, que caiu para a segunda posição, após superar o Manchester United. O Barcelona tem hoje o faturamento anual de 880 milhões de euros e o do Real Madrid é de 800 milhões. O Manchester United ganha 750 milhões de euros anuais.

A RECEITA – Alavancado pela imagem de Messi, que tem faturamento mensal de 13 milhões de euros, só do clube, o Barcelona conta com três fontes especiais de receita: 1 -Nike. A empresa americana de material esportivo paga 105 milhões de euros/ano. 2 – Rakuten. A empresa japonesa de tecnologia paga 55 milhões de euros/ano, pela marca no peito da camisa, a chamada publicidade master. 3 – Beko. A empresa turca de produtos eletrônicos paga 50 milhões de euros/ano pela marca na manga da camisa.

O ESTÁDIO – O Camp Nou, que em catalão significa Campo Novo, inaugurado em setembro de 1957 com 62 mil lugares, hoje é estádio cinco estrelas da União Europeia de Futebol, recebe 100 mil torcedores e representa uma fonte de milhões de euros anuais, aumentada pela estupenda venda de material esportivo. A média dos últimos cinco anos é superior a 1.500 mil visitantes, a maioria da Ásia.

A LIDERANÇA – O ranking da Football Money League (Liga do Dinheiro do Futebol) está completando 25 anos em 2020 e pela primeira vez coloca o Barcelona na liderança, superando o Real Madrid, que por sua vez tirou o Manchester United do segundo lugar. O ranking registra a maior diferença entre o primeiro e o segundo, com algo equivalente a quase 400 milhões de reais!

SEM EUROPEU – Bom ressaltar: o Barcelona foi o primeiro a abrir as portas do mercado asiático, com a entrada da Rakuten, fundada pelo japonês Kiroshi Mikitani em fevereiro de 97, hoje com mais de 15 milhões de funcionários e faturamento de 1 bilhão de euros. O patrocínio master do Real Madrid é da Fly Emirates, principal empresa aérea dos Emirados Árabes, e o do Manchester United é da Chevrolet, empresa americana desde 1911. Com mais de 150 mil sócios, o Barcelona tem fila de espera para a venda do carnê anual dos seus jogos no Camp Nou.

BOM DIZER – Fundado há 120 anos, em 29 de novembro de 1899, o FC Barcelona é a única instituição legal que une o homem da rua com a Catalunha. Quando se vê em seu estádio Més que un club, que em catalão significa Mais que um clube, é preciso que se saiba que a frase não representa apenas as grandes conquistas em campo. O Barcelona se opôs, sem medo e com força, ao general FranciscoFranco, que após a Guerra de 36 a 39, instaurou uma ditadura de 35 anos na Espanha. O Barcelona ajudou o povo da Catalunha a resistir. E a vencer.

Foto: divulgação Barcelona F C