DIANTE DO MENOR PÚBLICO DOS ÚLTIMOS 10 ANOS DO MAIS FAMOSO CLÁSSICO ESPANHOL – 86.462 pagantes -, o Barcelona perdeu por 2 x 1 para o Real Madrid, com o gol da vitória marcado aos 48 do segundo tempo pelo ponta Lucas Vazquez, na tarde deste penúltimo domingo (24), no estádio Camp Nou, na Catalunha. O argentino Sergio “Kun” Aguero, de 33 anos, estreou no clássico, após dez anos no Manchester City, e fez o gol do Barcelona aos 51 minutos. 

GOL DE OUTRO ESTREANTE – Depois de ganhar onze vezes o campeonato alemão, o lateral e zagueiro David Alaba, de 29 anos, trocou o Bayern Munique pelo sonho de criança de jogar no Real Madrid, e não poderia ter tido estreia mais alegre, no clássico que sempre quis disputar, ao marcar o gol mais bonito, aos 32 do primeiro tempo, da fora da área. Alaba nasceu em Viena e é titular da seleção da Áustria. Ele formou a zaga com o brasileiro Eder Militão.

VINÍCIUS JUNIOR foi substituído no segundo tempo pelo espanhol Marco Asensio, após atuação discreta, como a do ex-santista Rodrygo, que saiu para a entrada do uruguaio Valverde, que se contundiu e foi substituído pelo espanhol Carvajal. Na análise do jornal madrilenho Mundo Deportivo, Vinícius Junior foi criticado por simulação, e chamado de “piscineiro”, ao cair na área, após driblar Mingueza, esperando que o árbitro Sanchez Martinez marcasse pênalti.

COURTOIS, Lucas Vazquez, Eder Militão, David Alaba e Mendy; Casemiro, Modric e Tony Kroos; Rodrygo (Valverde e depois Carvajal), Benzema, também muito apagado, e Vinícius Junior (Marco Asensio) – o Real Madrid, do técnico italiano Carlo Ancelotti, vice-líder com 20 pontos, menos um ponto que a Real Sociedad, de San Sebastian, que empatou (2 x 2) com o Atlético de Madrid, quarto com 18 pontos, no estádio Wanda Metropolitano, em Madrid.

TER STEGEN, Mingueza (Phillippe Coutinho, no intervalo), Piqué, Eric Garcia e Jordi Alba; Busquets, Frenkie De Jong (Sergi Roberto) e Gavi (Luuk de Jong); Dest, Ansu Fati (Sergio Aguero) e Memphis Depay – o FC Barcelona, do técnico holandês Ronald Koeman, oitavo com 15 pontos, fora da classificação para a Liga dos Campeões 2022-23. Não há perspectiva alguma de que o segundo maior campeão espanhol possa disputar o título da atual temporada 2021-2022.

PORTUGAL – Com muita dificuldade, o Benfica manteve a liderança da Primeira Liga, com 24 pontos, só mais um ponto que Porto e Sporting, ao vencer o FC de Vizela, neste domingo (24). O gol só foi marcado aos 53 minutos do segundo tempo pelo meia Rafa Silva, completando cruzamento de Pizzi. Ainda muito irritado pelos 4 x 0 que sofreu do Bayern Munique, na Liga dos Campeões, em Lisboa, o técnico Jorge Jesus não gostou de ter sido questionado pelas substituições no segundo tempo da vitória sobre o Vizela, estreante no campeonato.

Foto: Agência Brasil