R7 Esportes
Treze meses depois de ter sido comprado da Inter de Milão por 130 milhões de euros, em janeiro de 2018, o meia carioca Philippe Coutinho, de 26 anos, titular da seleção, está em queda livre no Barcelona, onde ainda não conseguiu mostrar o futebol de alto nível que apresentou de 2013 a 2018 em 201 jogos no Liverpool, que pagou 8.500 mil libras ao clube italiano. Na janela de verão, em julho/agosto, o Barcelona vai negociá-lo, desde que receba boa proposta.
JOGOS DECISIVOS – Coutinho não foi bem no 1 x 1 do jogo de ida da Copa do Rei, na última quarta (6) com o Real Madrid. Os observadores da comissão técnica do Barcelona anotaram que ele pouco produziu com a bola e não foi útil na marcação, em que poderia ter evitado o início da jogada do gol do Real Madrid. E vai passar por novas avaliações, nos dois próximos confrontos com o arquirrival pelo returno do campeonato e a volta da Copa do Rei, e o mata-mata da Liga dos Campeões.
CONCORRÊNCIA – Na disputa por uma vaga, Coutinho terá só um concorrente, o francês Dembélé, recuperando-se de lesão. O meia Arthur, ex-Grêmio, ficará até um mês afastado, devido ao problema muscular na perna esquerda, de acordo com o boletim médico de ontem (8). O Barcelona não o terá nos dois próximos jogos com o Real Madrid, pela Copa do Rei e o campeonato, e com o Lyon pelo mata-mata da Liga dos Campeões. É mais um espaço para Coutinho aproveitar.
BOM LEMBRAR – Coutinho foi vendido pelo Vasco, antes de se profissionalizar, depois de duas boas temporadas em 2009 e 2010, com 5 gols e 9 assistências em 43 jogos do Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, por irrisórios 3.800 mil euros. A Inter de Milão o repassou ao Liverpool, em janeiro de 2018, por 8.500 mil libras, depois de emprestá-lo em 2012 ao modesto Espanyol, o segundo time de Barcelona.
BOA CAMPANHA – O desempenho de Coutinho no Liverpool – 201 jogos, 54 gols, a maioria de fora da área e de falta, alguns de pênalti -, muito mais que na seleção brasileira, foi decisivo para que o Barcelona abrisse o cofre para comprá-lo por 130 milhões de euros. O início dele na Espanha até chegou a animar, mas, a pouco e pouco, o clube sentiu que o retorno não correspondia ao investimento. E agora espera que a chegada do verão possa representar a abertura da janela para negociá-lo.
0 x 0 NA ABERTURA – A rodada 23 do Campeonato Espanhol começou com Valladolid 0 x 0 Villarreal, na noite de ontem (8), no estádio José Zorrilla, em Valladolid, noroeste do país. O visitante Villarreal completou oito jogos sem vitória e continua em penúltimo com 21 pontos. O time é dirigido pelo espanhol Javier Calleja, ex-meia, 40 anos. O Valladolid, décimo quarto com 26, é treinado pelo ex-meia Sergio Gonzalez, espanhol de 42 anos. Ronaldo Fenômeno é o dono do clube.
CLÁSSICO REPETIDO – No estádio Wanda Metropolitano, Atlético de Madrid e Real Madrid disputarão o clássico de número 273, o mais repetido do campeonato. A vantagem do Real Madrid é bem ampla nos 272 jogos: 138 vitórias. Houve quase tantos empates (65) quanto vitórias do Atlético (69). Nos gols, a diferença a favor do Real Madrid é de 118 (465 x 347). Só que, nos últimos 14 confrontos, o Real Madrid só ganhou um (3 x 0), em 19/11/16, com hat-trick de Cristiano Ronaldo.