Escolha uma Página

O presidente Josep Maria Bartomeu, do Barcelona, reuniu-se hoje (20) com os jogadores, para analisar a delicada situação econômica que o clube, como todos do futebol mundial, devido à epidemia do coronavírus, está passando. Na pauta, um acordo para a redução de salário, que o dirigente comunicou já ter sido tratado, na véspera, em encontro de todos os integrantes do Conselho de Administração. A reunião terminou em alto nível.

REFLEXÃO – Embora Messi seja o capitão do time, o zagueiro Piqué aparece como porta-voz, escolhido por todos os companheiros, que o consideram um líder equilibrado. O presidente Bartomeu, de 57 anos, disse aos jogadores que “tudo está em período de reflexão e que a decisão final será de comum acordo e dentro do tempo necessário para o acerto”. Segundo ele, o clube avalia que tipos de redução podem ser aplicados nas atuais circunstâncias.

DIÁLOGO – Ficou bem claro durante o encontro de menos de meia hora do presidente com os jogadores, que o diálogo prevalecerá até que o consenso seja encontrado. Bartomeu e Piqué, sempre em nome de todos os jogadores, entenderam que o diálogo será estendido não só à Real Federação Espanhola de Futebol, mas também à União Europeia de Futebol (Uefa), cujo presidente, o esloveno Aleksander Ceferin, será contatado.

PRIMEIRO – O Barcelona é o primeiro dos dez europeus que mais investem no futebol, destinando 77% da receita para pagar os jogadores. Como não poderia ser diferente, Messi é o que mais ganha, algo em torno de 13 milhões de euros/mês. Em comparação com a temporada anterior, o Barcelona investiu mais 40 por cento em 2019-2020, chegando aos 530 milhões de euros/anuais, o equivalente a 2 bilhões e 500 milhões de reais.

OS OUTROS – Depois do Barcelona, o Real Madrid investe em torno de 430 milhões de euros/ano, o que corresponde a 2 bilhões de reais/ano. O PSG é o terceiro com mais investimento: 380 milhões de euros/ano, ou seja 1 bilhão e 500 milhões de reais/ano. Completam a lista dos 10 clubes que mais investem no futebol europeu Manchester United, Bayern de Munique, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Arsenal e Juventus.

BOM DIZER – O presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, é diretor da ADELTE – empresa de engenharia de aeroportos – e do EFS – grupo de empresas de montagem de terminais e equipamentos eletromecânicos. Embora um dos empresários mais bem-sucedidos da Espanha, sempre houve muita dificuldade na obtenção de informações pessoais dele. Consta que sua fortuna é superior a dois bilhões de dólares!

Foto: Mundo Deportivo