Site oficial Barcelona

O Barcelona se despediu de 2018 na liderança do campeonato com 37 pontos, após a décima primeira vitória em dezessete jogos, assinada pelo talento de Messi, artilheiro com 15, ao marcar o segundo gol, no último lance do primeiro tempo, com chute preciso da entrada da área no canto direito. Logo aos 10 minutos, o goleiro Blanco teve que rebater chute forte de Messi, e o francês Dembélé aproveitou para abrir o placar no Camp Nou, em sábado de 50 mil torcedores no estádio, na quarta vitória consecutiva.

473 PASSES – O domínio do Barcelona foi absoluto, em jogo em que trocou, sem errar, 473 passes. Enquanto o alemão Ter Stegen, goleiro do Barcelona, não foi exigido em uma única defesa, o goleiro galego Ruben Blanco, 23 anos, 1,88m, formado na base do Celta, da cidade de Vigo, evitou que o time sofresse uma goleada. Desde o início da carreira no time B do Celta ele veste a camisa 13. 

Fox Sports

QUINTA CHUTEIRA – Durante a semana, Messi recebeu a quinta chuteira de ouro por ter sido o artilheiro da Europa em 2017-18, com 34 gols em 36 jogos pelo Campeonato Espanhol. Depois dele, Salah (Liverpool), com 32. Harry Kane (Tottenham), com 30. Empatados com 29, Lewandowski (Bayern), Icardi (Inter) e Ciro Immobile (Lazio). Sétimo, Cavani (PSG), com 28. Oitavo, Cristiano Ronaldo (então no Real Madrid), com 26. O nono foi o brasileiro Jonas (Benfica), com 34, e o décimo, Suárez (Barcelona),com 25 gols.

OS LÍDERES -De acordo com o rodízio que gosta de adotar, o técnico espanhol Ernesto Valverde só colocou Arthur e Philippe Coutinho no segundo tempo. O time: Ter Stegen, Semedo, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Rakitic, Busquets (Aleñá, 40 do segundo tempo) e Arturo Vidal (Arthur, 17 do segundo tempo); Dembélé (Philippe Coutinho, 22 do segundo tempo), Suárez e Messi. O Celta cometeu 15 das 29 faltas e o árbitro Prieto Iglesias só advertiu um jogador do Celta com cartão amarelo.

NA TRIBUNA – O meio-campo Andrés Iniesta, de férias do futebol japonês, onde atua pelo Vissel Kobe, assistiu da tribuna, entre o  meia brasileiro Rafinha Alcântara, que se recupera de cirurgia no joelho, e o zagueiro colombiano Murillo, recém comprado do Valencia. Iniesta, 34 anos, fez 674 jogos e marcou 57 gols pelo Barcelona, de 2002 a 2018.