O BARCELONA manteve a liderança do Grupo H da fase de grupos da Liga dos Campeões, ao vencer o Porto por 1 x 0, gol do atacante espanhol Ferran Torres aos 46 do 1º tempo, diante de 50.033 torcedores, lotação completa do Estádio do Dragão. O Porto perdeu a invencibilidade, após vencer o Shakhtar, da Ucrânia, por 3 x 1, na estreia fora de casa, mas é o vice-líder e deve confirmar a segunda vaga do grupo no mata-mata das oitavas de final.
O BARCELONA pode não ter Lewandowski, vice-artilheiro do Campeonato Espanhol, na visita de domingo (8) ao Granada, pela 9ª rodada, no estádio Nuevo Los Cármenes, porque o atacante alemão torceu o tornozelo. O meia Gavi, de 19 anos, foi expulso nos acréscimos, ao puxar a camisa do lateral brasileiro Wendell. O árbitro inglês Anthony Taylor foi criticado por anular um gol de bicicleta do iraniano Taremi, do Porto, alegando impedimento, e por não confirmar o pênalti com a mão do lateral João Cancelo, emprestado ao Barcelona pelo Manchester City.
Gavi é expulso
PORTO E SHAKHTAR, que venceu o Antuérpia por 3 x 2 na Bélgica, vão disputar a segunda vaga, que o Porto precisará melhorar para conseguir. O Barcelona lidera o Grupo H com 100% de aproveitamento, seis gols marcados e nenhum sofrido nos dois jogos. O outro que ainda não sofreu gol é o Milan, segundo maior campeão europeu com sete títulos, mas que também ainda não fez gol, repetindo hoje (4) com o Dortmund o 0 x 0 da estreia com o Newcastle, em San Siro.
PSG GOLEADO NA INGLATERRA
COM ATUAÇÃO NULA do artilheiro Mbappé, e falha do zagueiro Marquinhos, da seleção brasileira, no primeiro gol do ponta paraguaio Miguel Almirón, o PSG foi goleado hoje (4) pelo Newcastle, 8º da Premier League, por 4 x 1, no St.James Park. Salvou-se no time francês o goleiro italiano Gianluigi Donnarumma, de 24 anos, 1,96m, com defesas notáveis, como nas seis temporadas (2015 a 2021) que defendeu o Milan.
OS BRASILEIROS Bruno Guimarães e Joelinton voltaram a dar o toque de qualidade no meio-campo do Newcastle, líder do Grupo F com 4 pontos, um dos dez invictos entre os 32 da fase de grupos da Champions. O PSG perdeu a invencibilidade, após vencer na estreia o Borussia Dortmund, lanterna, por 2 x 0, que hoje (4), no Iduna Park, ficou no 0 x 0 com o Milan, um pouco melhor no 2º tempo, mas longe do Milan da época de ouro de Paolo Maldini.
CITY NO CAMINHO CERTO DO BI
LIDERADO PELO TÉCNICO Josep Guardiola, o Manchester City venceu hoje (4) na Alemanha o Leipzig por 3 x 1, mostrando estar no caminho certo para ganhar a Champions pela segunda vez consecutiva, depois de tantos anos na fila. Os gols de três jovens mostraram o futebol alegre e solto do City: o inglês Phil Foden e o argentino Julian Alvarez marcaram o 1º e o 3º, e o ponta belga Jérémy Doku, de 21 anos, fez o 2º.
O CITY É UM DOS 10 INVICTOS, liderando o Grupo G com 100% de aproveitamento, e segue a rotina na Premier League, em que tenta o quarto título o quarto título consecutivo. No próximo domingo (8), o City visita o Arsenal, em Londres, e reencontra seu antigo comandado, Gabriel Jesus, que fez o gol no jogo de ontem (3) na França, mas sua equipe levou a virada do Lens (2 x 1), que lidera o Grupo B.
"NÍVEL DO FUTEBOL ESPANHOL CAIU"
DEPOIS DE DUAS VEZES em desvantagem no jogo desta 4ª feira (4), em casa, o Atlético de Madrid conseguiu vencer o Feyenoord, da Holanda, por 3 x 2, diante de certa impaciência dos 61.021 torcedores no Estádio Cívitas Metropolitano, em Madrid. O espanhol Alvaro Morata fez dois gols, e o da vitória, nos acréscimos, foi do meia francês Antoine Griezmann, de 32 anos, na Espanha há 14 anos.
PRESSIONADO PELA MÁ atuação da equipe, em boa parte do jogo, o técnico argentino Diego Simeone, ex-meia de 53 anos, campeão como jogador e técnico pelo Atlético de Madrid, que dirige desde 2011, causou impacto na entrevista coletiva do pós-jogo ao dizer: “Estamos encontrando mais dificuldades do que antes, nos confrontos da Champions, porque o nível técnico do Campeonato Espanhol baixou muito”.
OS 16 JOGOS DA 2ª RODADA da fase de grupos da Champions registraram 55 gols, sete a mais do que os 48 da 1ª rodada. Os mandantes ganharam 11 dos 16 jogos, e nas duas rodadas só houve dois empates sem gol, ambos do Milan, com o Newcastle, em San Siro, e hoje (4) com o Borussia Dortmund na Alemanha. 0 x 0 é chamado de “nulo” pelos portugueses, e de “clean sheet” e “feuille propre” (folha em branco, em inglês e em francês”).
A 3ª RODADA DA FASE DE GRUPOS da Liga dos Campeões 2023-2024 será disputada nos próximos dias 24 e 25, com destaque para PSG x Milan, no Parque dos Príncipes, em Paris. Os favoritos, com 100% de aproveitamento, serão visitantes: o Bayern pode ter dificuldade para vencer na Turquia o também invicto Galatasaray, mas o Real Madrid deve passar com certa facilidade pelo Braga.
Foto: Reuters e Getty Images