TRÊS DIAS DEPOIS de afirmar que suportaria todas as pressões e não renunciaria, o presidente Luis Rubiales, de 46 anos, da Real Federação Espanhola de Futebol, foi suspenso por três meses, hoje (26), pelo Comitê Disciplinar da Fifa, uma semana após beijar na boca a jogadora Jennifer Hermoso, de 33 anos, antes da premiação pelo título mundial feminino da Espanha, que venceu a Inglaterra por 1 x 0, no Estádio Olimpico de Sydney, na Austrália.

O PRESIDENTE afastado também foi notificado de que está proibido pela Fifa de qualquer contato com a jogadora, enquanto o processo disciplinar continuar em análise pelo Comitê Disciplinar, presidido por Jorge Ivan Palacio, que admitiu, ao anunciar a decisão, que Luis Rubiales é passível de perda definitiva do cargo. O vice-presidente Pedro Rocha Junco, de 68 anos, assumiu interinamente, hoje mesmo, a presidência da Real Federação Espanhola de Futebol.

A DECISÃO DE AFASTAR Luis Rubiales foi comemorada pela maioria dos espanhóis, que entendiam ser impossível a permanência dele no cargo. Logo após a decisão, onze membros da comissão técnica da seleção feminina renunciaram simultaneamente. Já o técnico Jorge Vilda, de 42 anos, no cargo desde 2015, foi mantido e resumiu: “Só lamento que uma conquista tão bonita esteja sendo manchada dessa maneira por um ato impensado do nosso ex-presidente”.

O TÉCNICO DA SELEÇÃO masculina, Luis de la Fuente, ex-lateral de 62 anos, participou da reunião de hoje (26), em que o presidente interino Pedro Rocha Junco assumiu, e também fez duras críticas ao presidente afastado: “Rubiales manchou o nome do futebol espanhol de uma maneira impensada e estúpida, ao beijar na boca uma das nossas campeãs”. A suspensão do presidente, decidida pela Fifa, é o assunto dominante deste sábado (26) do futebol na Europa.

NA ALEMANHA, os torcedores do Freiburg estenderam enorme faixa vermelha, com letras brancas, atrás de um dos gols do Europa-Park Stadion, bem antes do jogo com o Werder Bremen, pela 2ª rodada da Bundesliga: “Em vez de beijo, um soco na cara de Rubiales”. O atacante alemão Maximilian Philipp, berlinense de 29 anos, ao marcar o gol da vitória (1 x 0) do Freiburg, no último lance do jogo, correu na direção da faixa e comemorou batendo palmas para os torcedores.

Foto: Twitter