O Benfica está em fase final de negociação com Helton Leite, de 29 anos, goleiro campeão da Taça Guanabara e da Série B de 2015 pelo Botafogo, em que atuou em 32 jogos, entre 2014 e 2018. Um de seus melhores desempenhos foi nos 3 x 0 sobre o Fluminense, quando defendeu pênalti cobrado por Fred. Helton está no Boavista, maior rival do Benfica e Porto.

JANELA – O Campeonato Português está com recomeço marcado para 4 de junho e antes o Benfica deve acertar a compra de Helton, do Boavista, e vender o grego Odisseas Vlachodimos, goleiro de 26 anos, para o Newcastle, nova potência financeira do futebol do Reino Unido, por 60 milhões de euros, o equivalente a 380 milhões de reais.

CONCEITO – Helton Leite ganhou muito conceito no Boavista – sofreu 12 gols em 13 jogos -, clube do Concelho do Porto e nove vezes campeão português, com elogios do ex-meia Daniel Ramos, de 49 anos, técnico do time, que os torcedores prestigiam muito no estádio do Bessa. Helton também elogia muito os métodos de treinamento do futebol de Portugal.

BOM DIZER – De família de esportistas, Helton é filho de Eliana Aleixo, ex-jogadora de vôlei do Minas Tênis e da seleção brasileira, e de João Leite, goleiro recordista de jogos (684) pelo Atlético, 10 vezes campeão mineiro, seis consecutivas, de 78 a 83, vereador e três vezes deputado estadual. Sua irmã Débora joga vôlei, e a outra irmã, Daniela, é ginasta.

Foto: Esporte News Mundo