O BAYERN, ATUAL ENEACAMPEÃO ALEMÃO, garantiu a classificação antecipada para o mata-mata das oitavas de final da Liga dos Campeões, ao golear o Benfica, do técnico Jorge Jesus, por 5 x 2, diante de 74 mil torcedores, na noite de ontem (2), na Allianz Arena, em Munique. Em seu centésimo jogo no maior torneio de clubes do mundo, Lewandowski marcou três gols e ainda perdeu pênalti, defendido pelo goleiro grego Vlachodimos, que evitou derrota mais contundente.
COM OUTRO HAT-TRICK, LEWANDOWSKI completou 160 gols em 125 jogos, desde que passou dos 30 anos, em agosto de 2018. Além de abrir e fechar a goleada de 5 x 2 no Benfica, ele deu assistência para Gnabry marcar um gol de letra, e o outro foi de Sané, em jogo em que o Bayern completou 14 classificações para as outavas de final da Champions. Felipe Morato, zagueiro paulista, e o atacante uruguaio Darwin Nuñez fizeram os gols do Benfica, em noite de atuação ruim do zagueiro Lucas Veríssimo, ex-Santos.
COMO SÓ DOIS SE CLASSIFICAM PARA AS OITAVAS, a situação do Benfica se complicou, ao cair para o terceiro lugar, com a vitória do Barcelona, seu próximo adversário, por 1 x 0, gol de Ansu Fati, sobre o Dínamo da Ucrânia, último colocado. O Barcelona, vice-líder do Grupo E, tem 6 pontos e joga pelo empate com o Benfica, terceiro com 4 pontos. O líder Bayern tem 100% de aproveitamento com 4 vitórias em 4 jogos e saldo de 15 gols (17 a 2).
A JUVENTUS TAMBÉM GARANTIU CLASSIFICAÇÃO antecipada, ao vencer o Zenit, da Rússia, por 4 x 2, na noite de ontem (2), no Allianz Stadium, em Turim. O meia argentino Paulo Dybala foi o destaque do jogo, com os dois primeiros gols, e assistência para o quarto gol, do espanhol Alvaro Morata. O terceiro gol foi de Federico Chiesa. O meia Claudinho, ex-Bragantino, teve atuação apagada e ainda fez um pênalti, que Dybala mandou na trave.
CRISTIANO RONALDO livrou o Manchester United da derrota, com dois gols no 2 x 2 com a Atalanta, na noite de ontem (2), no estádio Atleti Azzurri d’Itália, em Bergamo. O atacante esloveno Josip Ilicic e o atacante colombiano Duvan Zapata fizeram os gols da Atalanta, duas vezes em vantagem. Cristiano Ronaldo empatou nos acréscimos, completando cinco gols em quatro jogos na Champions.
O TÉCNICO ANTONIO CONTE, de 52 anos, campeão italiano 2020-2021 com a Inter de Milão, é o novo técnico do Tottennham, de Londres, nono colocado da Premier League 2021-2022 com 15 pontos, a 10 do arquirrival Chelsea, do técnico alemão Thomas Tuchel, atual campeão da Liga dos Campeões. Conte foi volante de 91 a 2004 na Juventus e ganhou cinco campeonatos italianos e a Liga dos Campeões. O Tottenham investirá R$1 bilhão em reforços.
TÉCNICO TRICAMPEÃO ITALIANO na Juventus, em 2011-12-13-14, Conte conseguiu impedir o décimo título consecutivo da Juventus e dar à Inter, em 20-21, o scudetto, que não ganhava há dez temporadas. Clube de 139 anos, o Tottenham só foi campeão inglês duas vezes, em 1950-51 e 1960-61. É chamado de Spurs (esporas, em inglês) porque seu símbolo é um galo. Só dois brasileiros figuram em sua galeria de notáveis, o ex-goleiro Gomes (2008-2014), ex-Cruzeiro, e o meia Lucas Moura, ex-São Paulo e PSG, desde 2018 no clube.
A BIOGRAFIA, A CARREIRA e as ações filantrópicas do atacante Mohammed Salah, do Liverpool, atual artilheiro da Premier League com 10 gols em 9 jogos, constarão de livros didáticos, em inglês, nas escolas primárias e secundárias do Egito, onde o mais bem-sucedido jogador de futebol da África nasceu. Salah saiu do Egito em 2012 para jogar no FC Basel, da Suíça, e depois no Chelsea, Fiorentina, Roma, e desde 2017 no Liverpool. Ele é tratado como Rei do Egito.
Foto: Lance!