O Benfica decidirá com o PSV Eindhoven, da Holanda, a vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, com o primeiro jogo na próxima terça (17), no estádio da Luz, em Lisboa, e o segundo, dia 24, no estádio Philips, na cidade de Eindhoven, no Sul da Holanda. O vencedor estará na fase de grupos da Champions 2021-2022 e o sorteio dos jogos será dia 26, na sede da União Europeia de Futebol (Uefa), na cidade suíça de Nyon, a 135 km da capital Berna.

BENFICA E PSV se classificaram nesta terça (10). O Benfica venceu o Spartak Moscou por 2 x 0, gols de João Mario e do zagueiro francês Samuel Gigot (contra), ambos no segundo tempo, em jogo que teve a volta de 16.312 torcedores no estádio da Luz, em Lisboa, cuja capacidade é de 65.642 lugares. O PSV ganhou do Midtjylland, na Dinamarca, por 1 x 0, gol do ponta africano Armindo Bruma, da Guiné-Bissau, naturalizado português.

BRASILEIROS – Só o zagueiro Lucas Veríssimo, ex-Santos, foi titular na vitória do Benfica. O lateral Gilberto, ex-Fluminense, entrou na metade do segundo tempo no lugar do volante português Diogo Gonçalves, e o atacante Everton Cebolinha substituiu o meia-atacante português Pizzi. Campeão no Sporting em 2020-21, João Mario estreou marcando o primeiro gol do Benfica. O outro estreante foi o atacante ucraniano Roman Yaremchuk, de 25 anos, comprado do Genk, da Bélgica, por 17 milhões de euros. Ele só entrou no segundo tempo no lugar de Gonçalo Ramos.

VLACHODIMOS, Lucas Veríssimo, Otamendi e Vertonghen (Morato); Diogo Gonçalves (Gilberto), João Mario, Julian Weigl e Alex Grimaldo; Pizzi (Everton Cebolinha), Gonçalo Ramos (Yaremchuk) e Rafa Silva (Adel Taarabt) – o Benfica do técnico Jorge Jesus, que mantém o time com três zagueiros. Depois de estrear com vitória por 2 x 1 sobre o Moreirense, o Benfica jogará na segunda rodada da Primeira Liga com o Arouca, no estádio da Luz.

MUITO FELIZES – Todos os jogadores do Benfica fizeram questão de dizer, depois da vitória sobre o Spartak, de quem já haviam ganhado também por 2 x 0, em Moscou, que se sentiram muito felizes por voltarem a jogar com público no estádio da Luz. O árbitro inglês Anthony Taylor marcou 28 faltas (17 do Spartak) e aplicou quatro cartões amarelos. Os advertidos do Benfica foram o zagueiro argentino Otamendi, de 33 anos, e o volante alemão Julian Weigl, de 25.

SÓ UM BRASILEIRO – Dirigido há um ano pelo alemão Roger Schmidt, de 54 anos, o PSV só tem um brasileiro, o zagueiro André Ramalho, de 29 anos, paulista de Ibiúna, na Europa desde 2012, quando começou no Salzburg, da Áustria. 24 vezes campeão holandês, o PSV teve dois brasileiros de destaque: Romário, entre 89 e 93, tricampeão 89-90, 90-91, 92-93, e Ronaldo Fenômeno, logo depois da Copa do Mundo de 94, quando foi vendido pelo Cruzeiro.

PRIMEIRA BRASILEIRA – O PSV completará 108 anos no próximo dia 31 e acaba de contratar a primeira brasileira para o seu time de futebol feminino, a atacante Letícia Ferreira, de 20 anos, que se destacou no Fluminense, artilheira com 15 gols do Campeonato Carioca de 2021, que já posou alegre e feliz com a camisa vermelha do clube: “Estou realizando um show de jogar na Europa e em um clube da força e do prestígio do PSV. Serei eternamente grata ao Fluminense, para sempre no meu coração”.  
Bom dizer: PSV é abreviatura de Philips Sport Vereniging, traduzida para União de Esportes Philips, em português. Depois do Ajax, da capital Amsterdam, com 33 títulos, o PSV tem 24 de campeão holandês.

Foto: Trivela | Foto: Divulgação – Letícia Ferreira