Escolha uma Página

O empate em um gol na noite de ontem (6), no estádio da Luz, em Lisboa, deixou o Porto sem chance de ser campeão e o Benfica sem vaga na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. Faltando só três rodadas, o Sporting vai comemorar o décimo nono título de campeão português, depois de dezenove anos, se vencer o Boavista na próxima terça (11), em seu estádio José Alvalade, em Lisboa, ou até um dia antes, se o Porto não vencer o Farense, segunda (10), no estádio do Dragão.

OITO PONTOS – A vantagem do Sporting, único invicto – 24 vitórias, 7 empates -, aumentou para oito pontos sobre o Porto(79 a 71), e para doze pontos sobre o Benfica, terceiro com 67 pontos. Depois de se livrar de dois marcadores, o atacante Everton, de 25 anos, ex-Grêmio, fez o gol do Benfica aos 23 minutos, e na volta do intervalo, o meia colombiano Mateus Uribe, de 30 anos, empatou aos 30 minutos, após boa assistência do meia João Mario, que substituiu o lateral Sanusi no intervalo.

33 FALTAS – Benfica 1 x 1 Porto não fugiu à regra de jogo ríspido, pegado, com lances duros, e exigiu energia de Artur Soares Dias, de 41 anos, único árbitro português que apitará na Eurocopa de seleções em junho e julho, para controlar os ânimos. Ainda assim, ele marcou 33 faltas (20 do Benfica), e fez 11 advertências com cartão amarelo (7 do Benfica). O Porto foi superior, com 76% de precisão nos 387 passes, contra 70% do Benfica nos 313. Nos 20 chutes na direção do gol, 15 do Porto.

CLÁSSICO 247 – Foi o empate 62 em 247 confrontos, com 97 vitórias do Porto e 88 do Benfica, e o empate 49 em 174 jogos do Campeonato Português, com 68 vitórias do Porto e 57 do Benfica. Em seu estádio da Luz, onde se registrou ontem (6) o vigésimo sétimo empate, o Benfica tem vantagem de 26 vitórias sobre o Porto (43 a 17). Foi o vigésimo terceiro jogo do técnico Jorge Jesus dirigindo o Benfica contra o Porto, com 9 derrotas, 7 vitórias e o sétimo empate. 

MAIS NÚMEROS – Dirigindo 10 equipes em 49 jogos com o Porto, Jorge Jesus só ganhou 11, perdeu 25 e empatou 13. As equipes: Felgueiras, Estrela da Amadora, Vitória de Setubal, Vitória de Guimarães, Moureirense, União de Leiria, Belenenses, Braga, Benfica e Sporting. Foi o jogo 49 de Jorge Jesus, de 66 anos, contra o Porto, e o décimo oitavo contra Sergio Conceição, de 46 anos, ex-meia-atacante que Jesus dirigiu em 95-96 no Felgueiras. Eles não se falaram, antes ou depois do 1 x 1 de ontem (6).

MUITO MAL – Depois de voltar do Brasil, onde foi bem-sucedido no Flamengo, Jorge Jesus foi muito mal no Benfica, que o demitirá ao final do contrato, após o jogo do dia 23 em que decidirá a Taça de Portugal com o Braga. Apesar de investimentos acima de 100 milhões de dólares em contratações, o Benfica foi eliminado da Liga Europa pelo Arsenal de Londres; na fase preliminar da Liga dos Campeões pelo PAOK da Grécia; perdeu a Supercopa de Portugal para o Porto, e está terminando o Campeonato Português em terceiro, sem vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões 2022. 

BENFICA – Helton Leite, Lucas Veríssimo, Otamendi e Vertonghen; Diego Gonçalves (Gilberto), Weigl (Gabriel), Pizzi (Pedrinho) e Grimaldo; Rafa Silva (Taarabat), Seferovic e Everton (Darwin Nuñez). Terceiro com 67 pontos – 20 vitórias, 7 empates, 4 derrotas, saldo de 37 gols (59 a 22) -, o Benfica disputará os últimos jogos com Nacional da Madeira, Sporting e Vitória de Guimarães. Dia 23, decidirá a Taça de Portugal com o Braga, última chance de título na temporada 2020-2021.

PORTO – Marchesin, Manafá, Pepe, Mbemba e Sanusi (João Mario); Otávio, Oliveira (Chico Conceição), Mateus Uribe e Luis Diaz; Marega (Tony Martinez) e Taremi (Evanilson). Vice-líder com 71 pontos – 21 vitórias, 8 empates, 2 derrotas, saldo de 34 gols (62 a 28) -, o Porto fará os últimos jogos com Farense, Rio Ave e Belenenses. Se vencer todos, terminará com 80 pontos, abaixo dos 88 de campeão em 2017-18; dos 82 de campeão em 2019-20, e dos 85 pontos de vice-campeão em 2018-19.

A FESTA – O presidente Frederico Varandas, conceituado médico lisboeta de 41 anos, está em contato com as autoridades sanitárias para organizar a festa dos milhares de torcedores do Sporting, que desfilarão nas ruas de Lisboa para comemorar o título, que o clube não conquista há dezenove anos. As celebrações se estenderão pelo menos por uma semana e está incluída a recepção do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lisboeta de 72 anos, no Palácio Nacional de Belém. 

JOGOS FINAIS – O Sporting terá mais dois jogos em seu estádio José Alvalade, em Lisboa, terça (11), com o Boavista, e na última rodada, dia 19, com o Marítimo, da Ilha da Madeira. Só o jogo da penúltima rodada será como visitante, sábado (15), com o Benfica, no estádio da Luz. Bom dizer: com a vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões 2022, o Sporting tem garantida a cota de 23 milhões de euros da União Europeia de Futebol.

Foto: Futebol na Veia