MAIOR CAMPEÃO português com 38 títulos, o Benfica estreou com derrota no campeonato de 2024-2025 para o Famalicão por 2 x 0, neste domingo (11), no acanhado Estádio Municipal 22 de Junho (5.186 torcedores), em Vila Nova de Famalicão, a 345 km da capital Lisboa.
O PRIMEIRO GOL foi do atacante norte-riograndense Marcos Vinicios, de 23 anos, ex-Bragantino, onde era tratado pelo apelido de Sorriso, aos 12 do 1º tempo, na saída do goleiro ucraniano Anatoly Trubin. O 2º gol foi do meia Zaydou Youssouf, francês de 25 anos, aos 45 do 2º tempo.
INSULTADOS após a derrota, os jogadores do Benfica desistiram de caminhar na direção dos torcedores para agradecer o apoio, e se dirigiram ao vestiário. Os seguranças do clube e os policiais municipais de Famalicão deram cobertura, temendo até agressões na saída do estádio.
OS TORCEDORES do Benfica também se mostram insatisfeitos com o técnico alemão Roger Schmidt, ex-meia de 57 anos, mantido, apesar da má campanha de 2023-2024, em que o time foi vice-campeão com menos 10 pontos que o Sporting, e não chegou às oitavas da Champions.
A INSATISFAÇÃO dos benfiquistas se torna ainda maior porque o atual campeão Sporting venceu o Rio Ave por 3 x 1, e o Porto, grande rival, também estreou vencendo o Gil Vicente por 3 x 0, gols do brasileiro Galeno; do espanhol Pajuelo e do inglês Danny Namaso.
NO FAMALICÃO, 8º da temporada passada, atuam o goleiro Luis Reis Jr, de 23 anos, piauiense de Picos, e o lateral mato-grossense Calegari, de 22 anos, ex-Fluminense. O técnico é Armando Evangelista, ex-meia de 50 anos, natural de Guimarães, no Vale do Ave, distrito de Braga.
O VISITANTE Santa Clara goleou o Estoril por 4 x 1, no estádio Antonio Coimbra da Mota, em Cascais, com o 2º gol do atacante paranaense Alisson Safira. O goleiro Gabriel Batista, ex-Flamengo, não teve culpa no gol do Estoril, marcado pelo ex-botafoguense Vinícius Lopes.
AVS SAD, de Vila das Aves, e Nacional, da Madeira, recém-promovidos, empataram na estreia. O ponta equatoriano John Mercado fez o gol do AVS SAD, e o meia espanhol Miguel Baeza marcou o do Nacional. Bom dizer: no Brasil, SAF; em Portugal, SAD (Sociedade Anônima Desportiva).
EM SEU ESTÁDIO São Luis, em Faro, na belíssima região do Algarve, o Farense fez 1 x 0 com o ponta espanhol Álex Escribano, mas perdeu para o Moreirense (2 X 1), com os gols do zagueiro baiano Jobson Maracás, de 30 anos, e do atacante guineense Luis Nlavo, de 21.
NO ÚLTIMO JOGO deste domingo (11), no Estádio Municipal de Braga, no extremo Norte, o atacante marroquino Amine El Ouazzani, de 23 anos, fez o gol do Braga, aos 8 do 2º tempo, e o meia-atacante português Kikas, de 25 anos, empatou para o Estrela da Amadora.
A PRIMEIRA RODADA do 92º Campeonato Português será concluída amanhã (2ª, 12), no Estádio Municipal de Arouca, onde o FC de Arouca receberá o Vitória de Guimarães. O primeiro clássico será dia 31, na 4ª rodada, Sporting x Porto, no estádio José Alvalade, na bela Lisboa.
Fotos: SL Benfica, DN pt