Um dia depois de o Porto perder (2 x 1) fora de casa do Famalicão, o Benfica deixou escapar a chance de se isolar na liderança, ao ficar no 0 x 0, em casa, com o Tondela, na noite de hoje (4), no estádio da Luz, em Lisboa, onde os torcedores, sem poder entrar, colocaram sobre as cadeiras camisas, faixas e cachecóis para incentivar o time. Benfica e Porto têm 60 pontos e 19 vitórias, mas o Porto lidera pelo critério do confronto direto porque ganhou do Benfica no turno e no returno.

SALDO DE GOLS – Faltando dez rodadas, Benfica e Porto estão iguais em pontos (60), vitórias (19), empates (3), derrotas (3). O Benfica tem vantagem no saldo de gols (7) porque marcou 52 e sofreu 14, e o Porto fez 51 e sofreu 18, mas a decisão da Primeira Liga, como é tratado o Campeonato Português, é pelo confronto direto, e o Porto venceu o Benfica no turno e no returno. O Braga é terceiro com 46 pontos, e o Sporting manteve o quarto lugar ao empatar (2 x 2), fora de casa, com o Vitória de Guimarães.

DESTAQUE -O goleiro Claudio Ramos, de 28 anos, 1,88m, de Vila Nova de Paiva, distrito de Vizeu, foi o destaque do Tondela, seu time desde o início da carreira. Além de boas defesas, teve a ajuda do travessão, após ser encoberto pela cabeçada do atacante maranhense Dyego Sousa, de 30 anos, nascido em São José de Ribamar, e da trave, na cabeçada do zagueiro Ruben Dias, de 23 anos, nascido em Amadora. O oitavo empate fez o Tondela subir uma posição e terminar a rodada em décimo terceiro, com 25 pontos, distante do rebaixamento.

A VELHA FRASE – O Benfica tanto dominou quanto errou, principalmente no primeiro tempo, com chutes sem direção. O maranhense Carlos Vinícius, artilheiro do campeonato, que comemora gol fazendo pose, esteve mal. O suíço Harris Seferovic, que o substituiu aos 29 do segundo tempo, nada acrescentou. O técnico carioca Oto Glória – 1917 – 1986 , cinco vezes campeão no Benfica, usava uma frase sobre atacantes, depois de todo 0 x 0: “Fazem tudo certo, só não fazem o puto do gol”.

ESPANHOL – José Ignacio “Natxo” Gonzalez, espanhol de 53 anos, confirma antigo conceito de que “não basta ter sido bom jogador para ser bom técnico“. Ex-meia, que só jogou até os 20 anos como amador, ele é bom técnico desde que promoveu o Zaragoza e o La Coruña, da segunda divisão. Natxo chegou a Portugal em junho de 2019 e em um ano tirou o Tondela das últimas posições e o colocou na parte superior da tabela de classificação. É muito elogiado pelos jogadores e torcedores.

BENFICA – Vlachodimos, André Almeida, Ruben Dias, Jardel e Grimaldo; Gabriel, Weigl (Dyego Sousa), Taarabat e Pizi (Jota); Rafa Silva e Carlos Vinícius (Seferovic). Foi o terceiro empate consecutivo do time do técnico Bruno Lage. TONDELA – Claudio Ramos, Petkovic, Tavares, Philipe Sampaio e Filipe Ferreira (Pité); Pepelu, João Pedro, Ricardo Valente e Richard Rodrigues; Ruben Fonseca (Toro) e Murillo. O brasileiro Ruben Fonseca, de 20 anos, e o espanhol Pepelu, de 21, emprestado pelo Levante, muito bem.

UM CARTÃO – Disputado com muita intensidade, em noite de 22 graus em Lisboa, Benfica 0 x 0 Tondela foi um jogo limpo e o árbitro Manuel Mota, de 43 anos, natural de Vila Verde, distrito de Braga, só advertiu com cartão amarelo o meia marroquino Adel Taarabat, do Benfica, aos 18 do segundo tempo, por falta dura no meia João Pedro. O árbitro levou o segundo tempo aos 52 minutos, acréscimo provocado por interrupções para atendimento aos contundidos. 

CORONAVÍRUS – Portugal ou Alemanha será a sede dos jogos da fase final da Liga dos Campeões da Europa. A Turquia perdeu o direito à sede da final em jogo único no Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, por estar afetada pela pandemia do novo coronavírus. No próximo dia 17, a União Europeia de Futebol (Uefa) decidirá onde serão os jogos das quartas de final, semifinais e o jogo único da decisão, em agosto, todos em um só local. A sede única será em Portugal ou na Alemanha.

Foto: Tiago Petinga – EPA