Depois de cinco vitórias consecutivas, o Benfica, do técnico Jorge Jesus, perdeu nesta segunda (2) a invencibilidade e a liderança do Campeonato Português para o Sporting de Lisboa, ao ser derrotado (3 x 0) no estádio do Bessa pelo Boavista, décimo quarto colocado, que venceu o primeiro jogo, depois de três empates e duas derrotas. O Boavista é treinado por Vasco Seabra, de 37 anos, segundo técnico mais jovem do campeonato, nascido em Paços de Ferreira.

ESTRANGEIROS – Os três gols do Boavista, que já saiu para o intervalo com 2 x 0, foram de estrangeiros. O primeiro, aos 18 minutos, do pequeno meia inglês Angel Gomes, de 20 anos, 1,61m, emprestado pelo francês Lille. Ele convertou com categoria o pênalti que sofreu de Everton, ex-Grêmio, e deu assistência para o segundo gol, aos 38, marcado pelo atacante Alberth Elis, hondurenho de 24 anos. O Benfica teve dois gols bem anulados pelo VAR, por impedimento de Darwin Nuñez e Pizzi.

BRASILEIROS – Na volta do intervalo, quando o Benfica mais se desesperou para tentar a virada, o goleiro Leo Jardim, de 25 anos, 1,88m, paulista de Ribeirão Preto formado no Grêmio, apareceu com destaque. A exemplo do inglês Angel Gomes, que fez o primeiro gol, Leo Jardim é do Lille, vice-líder do Campeonato Francês com 19 pontos, a 2 pontos do PSG. O terceiro gol do Boavista, aos 31, foi do lateral-esquerdo francês Yanis Hamache, de 21anos, emprestado pelo Nice, quarto colocado na França.

Outro brasileiro que se destacou na vitória do Boavista foi o meia carioca Paulinho, de 23 anos, formado na escolinha do Fluminense em Xerém, quarto distrito do município de Duque de Caxias. Ele criou toda a jogada do terceiro gol e deu assistência preciosa para o francês Yanis Hamache marcar seu primeiro gol no campeonato.

LÍDER INVICTO – Concluída a sexta rodada, o único líder do Português é o Sporting de Lisboa, treinado pelo ex-meia Ruben Amorim, lisboeta de 35 anos, técnico mais jovem do campeonato, com 16 pontos, 5 vitórias, 1 empate, 15 gols a favor e 4 contra. O Benfica, de Jorge Jesus, de 66 anos, é segundo com 15 pontos, 5 vitórias, 1 derrota, 15 gols marcados e 6 sofridos. O Braga é terceiro com 12 e o Porto, atual campeão, já com duas derrotas em seis jogos, quarto com 10 pontos.

LIGA EUROPA – A derrota para o modesto Boavista, décimo quarto colocado, acendeu a luz vermelha no Benfica, que terá jogo  muito importante com o Rangers, da Escócia, quinta-feira (5), no estádio da Luz, em Lisboa, valendo a liderança do Grupo D da Liga Europa. O técnico Jorge Jesus revela os primeiros sinais de tensão, desde que assumiu o comando do time.

Foto: O jogo