O BENFICA TERÁ QUE VENCER POR TRÊS GOLS, no jogo de volta em Milão, dia 19, depois de perder para a Inter por 2 x 0, na noite desta 3ª feira (11), diante de 62.594 torcedores, que lotaram o estádio da Luz. A Inter decidiu no 2º tempo, com os gols do meia Nicolò Barella, completando de cabeça o cruzamento do lateral Alessandro Bastoni, aos 6 minutos, e do atacante belga Romelu Lukaku, aos 37, convertendo pênalti que o atacante João Mario cometeu com o braço.
APÓS OITO VITÓRIAS E DOIS EMPATES, o Benfica sofreu a primeira derrota, sem fazer gol, na Liga dos Campeões 2022-23, e a segunda consecutiva em casa, quatro dias depois de perder por 2 x 1 o clássico da 27ª rodada do campeonato com o Porto. Só ganhando por três gols em Milão, 4ª (19), o Benfica poderá voltar às semifinais, que disputou pela última vez em 1989-90, quando foi à final e perdeu a decisão para o Milan por 1 x 0, no Praterstadion, em Viena, capital da Áustria.
A INTER ESTÁ TENTANDO REPETIR 2009-2010, quando foi campeã da Europa dirigida por José Mourinho, primeiro técnico a ganhar, na mesma temporada, a tríplice coroa: campeão italiano, europeu e mundial de clubes, o que lhe valeu o prêmio Fifa de melhor do mundo. Bom lembrar: Inter e Benfica decidiram a Champions 1964-65, no estádio de San Siro, em Milão, com vitória da equipe italiana por 1 x 0, gol do ponta paulista Jair da Costa, reserva de Garrincha na Copa de 62.
BENFICA 0 x 2 INTER, bem apitado pelo inglês Michael Oliver, de 38 anos, desde 2012 na Fifa, registrou 20 faltas (11 do Benfica) e três cartões amarelos, o único do Benfica aplicado em João Mario, ao cometer o pênalti com o braço. Time: Odysseas, Gilberto, Antonio Silva, Morato e Grimaldo; Florentino (David Neres), Chiquinho, Aursnes e Rafa Silva; João Mario e Gonçalo Ramos, artilheiros do Campeonato Português com 17 gols, com atuação sem brilho.
O TÉCNICO ROGER SCHMIDT, ex-meia alemão de 56 anos, lamentou a ausência do zagueiro argentino Otamendi, suspenso, e do lateral holandês Alexandre Bah, contundido. Por sua vez, o técnico Simone Inzaghi, ex-atacante de 47 anos, sentiu-se aliviado porque a Inter, em 5º no Campeonato Italiano, não vencia desde os 2 x 0 na Lecce, em 5 de março. O time: Onana, Dumfries (D’Ambrosio), Darmian, Acerbi e Bastoni; Barella, Brozovic, Mkhitaryan e Dimarco (Gosens); Dzeko (Correa) e Lautaro (Lukaku).
Foto: UEFA