O Benfica ofereceu hoje (2) cinco milhões de euros por ano, livres de impostos, e aguarda a resposta do técnico argentino Maurício Pochettino, de 48 anos, sem clube há sete meses. Ele dirigiu o Tottenham, de Londres, em 293 jogos, entre 2014 e 2019, quando foi vice-campeão da Champions, perdendo a inédita final inglesa para o Liverpool. Com o Benfica cinco pontos atrás do Porto, faltando seis rodadas, Pochettino não aceitou assumir o time nos jogos restantes do campeonato.

OLHO NA ELEIÇÃO – Presidente do Benfica desde 2003, Luis Filipe Vieira, de 71 anos, empresário bem-sucedido em Lisboa, está no quinto mandato e tenta a reeleição para aumentar o recorde de permanência no cargo, como o mais vitorioso da história do clube com 66 títulos conquistados.Quem o aproximou do treinador foi o ex-atacante Paulo Futre, de 54 anos, hoje um de seus assessores especiais e entre os mais famosos que jogaram no Sporting – clube do coração -, Porto e Benfica

GRANDE NOME – Na visão dos observadores, a estratégia do presidente é correta. Todos entendem que só mesmo um técnico de grande nome e com prestígio mundial será capaz de motivar os sócios a reelegê-lo, embora sem o elevado percentual de 95,52% da eleição de 2016. Pochettino vive na Europa desde 94, quando fez 275 jogos em 10 anos consecutivos no Espanyol, de Barcelona, e depois defendeu como bom zagueiro os franceses PSG e Bordeaux. É técnico desde 2009. A proposta que lhe foi feita pelo Benfica, de 5 milhões de euros/ano, livres de impostos, corresponde a mais de R$2 milhões/mês.

O INTERINO – A partir do primeiro sábado (4) de julho, no jogo com o Boavista, nono com 38 pontos, no estádio da Luz, em Lisboa, o vice-líder Benfica, com 64 pontos, menos seis que o Porto, será dirigido nos jogos restantes pelo ex-zagueiro Nelson Veríssimo, de 43 anos, de Vila Franca de Xira, província tradicional do Ribatejo, na área metropolitana de Lisboa. O líder Porto, com 70 pontos, recebe domingo (5) o Belenenses, décimo quinto com 30 pontos, no estádio do Dragão.

NOVO TÉCNICO – Com o pedido de demissão de Custódio Castro, de 37 anos, após a derrota (4 x 3), em casa, na última terça (30) para o Rio Ave, quinto com 47 pontos, o Sporting de Braga, quarto com 50, será dirigido nos jogos restantes por Arthur Jorge, ex-zagueiro de 38 anos, que defendeu o time em 265 jogos. Custódio Castro havia assumido em março e saiu com duas vitórias, um empate e três derrotas.

FINAL DA TAÇA – A Federação Portuguesa de Futebol remarcou para sábado, 1 de agosto, Benfica x Porto, decisão da Taça de Portugal 2020, em Coimbra- a 124 km do Porto e a 210 km de Lisboa , adiado de maio, devido à pandemia do novo coronavírus, e ainda sem confirmação de público no estádio municipal (17 mil lugares). Portugal também tem prazo da União Europeia de Futebol para decidir até sexta (10) se venderá ingressos para a final da Liga dos Campeões, em agosto, no estádio da Luz.

Foto: Lance