Escolha uma Página

COM A MAIS EXPRESSIVA vitória e o recorde de pontos na Liga dos Campeões, desde o formato Champions, o Benfica superou o PSG e ficou com o 1º lugar do Grupo H, ao golear, com atuação de gala no 2º tempo, o Maccabi Haifa por 6 x 1, na noite desta 4ª feira (2), no estádio Sammy Ofer, em Israel.

A DECISÃO DO 1º LUGAR foi emocionante na última rodada. O Benfica e o PSG, que venceu a Juventus por 2 x 1 em Turim, ficaram iguais com 14 pontos, 4 vitórias, 16 gols marcados, 7 gols sofridos e saldo de 9 gols. No 6º critério de desempate, o Benfica ficou com o 1º lugar por marcar mais gols como visitante.

O BENFICA ABRIU O PLACAR aos 19 minutos, com Gonçalo Ramos completando de cabeça o cruzamento do zagueiro argentino Nicolás Otamendi. Seis minutos depois, o árbitro inglês Anthony Taylor viu toque de mão do lateral dinamarquês Alexander Bah e marcou o pênalti, convertido pelo meia holandês Chery.

O BENFICA VOLTOU A PRESSIONAR, mas parou em grandes defesas do goleiro Josh Cohen. Na volta do intervalo, o croata Peter Musa fez 2 x 1; o ala espanhol  Grimaldo marcou o 3º, de falta; Rafa Silva fez 4 x 1, com assistência do paulista David Neres; Henrique Araújo, atacante português de 20 anos fez 5 x 1, e o meia João Mario completou a goleada histórica aos 48 minutos.

PORTUGAL TERÁ dois cabeças de grupo nas oitavas de final da Liga dos Campeões – Benfica, 1º do Grupo H, Porto, 1º do Grupo B -, que só serão disputadas, devido à Copa do Mundo, em fevereiro e março. A decisão, em jogo único, será no sábado, 10 de junho de 2023, no Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul (Turquia).

PORTO E BENFICA têm dois títulos da Liga dos Campeões da Europa. O Porto ganhou o primeiro em 1986-87, dirigido por seu ex-atacante Artur Jorge, e o segundo em 2003-04, comandado por José Mourinho. As duas conquistas do Benfica, em 1961 e 1962, foram com o técnico húngaro Bela Guttmann, após sair do São Paulo, campeão paulista em 1957.

MILAN VOLTA NOVE ANOS DEPOIS

SEGUNDO MAIOR CAMPEÃO com sete títulos, metade dos que o Real Madrid ganhou, o Milan só precisava do empate, mas goleou o Salzburgo, da Áustria, por 4 x 0, na noite desta 4ª feira (2), em seu palco sagrado de San Siro. Depois de nove anos, o Milan está de volta às oitavas de final da Liga dos Campeões.

O MILAN JÁ SAIU para o intervalo com 1 x 0, gol do francês Olivier Girdoud, que logo aos 40 segundos do 2º tempo deu assistência para o meia bósnio Rade Krunic fazer 2 x 0. Com assistência do português Rafael Leão, Giroud fez o 3º e o mineiro Junior Messias, em boa fase, fechou a goleada.

ALEMANHA E INGLATERRA terão o maior número (8) de equipes nas oitavas. Dortmund, Leipzig, Eintracht e Bayern Munique, único com 100% de aproveitamento, e os ingleses Chelsea, Tottenham, Liverpool e Manchester City, único invicto. Além do Milan, o outro representante da Itália será o Napoli.

O RECORDISTA Real Madrid, com 14 títulos, será o único representante da Espanha, após eliminações desastrosas do Barcelona e do Atlético de Madrid. Rodrygo e Vinicius Jr marcaram nos 5 x 1 desta 4ª (2) no Celtic da Escócia, no estádio Santiago Bernabeu. Modric, Asensio e Valverde completaram a goleada.

O PSG É O ÚNICO francês nas oitavas, em 2º no Grupo. Já classificado, o time venceu a Juventus por 2 x 1, nesta 4ª (2), em Turim. Mbappé fez 1 x 0 em grande arrancada; o zagueiro Bonucci empatou, e no 2º tempo, o bom lateral-esquerdo português Nuno Mendes, de 20 anos, marcou o gol da vitória do PSG.

O SORTEIO DAS OITAVAS de final da Liga dos Campeões será na próxima 2ª feira (7), na sede da União Europeia de Futebol (UEFA), na cidade suíça de Nyon.

Fotos: Lance! , ESPN